Página inicial > Notícias > PCU libera rotatória do Setor Sul do Campus Universitário da Ufam

PCU libera rotatória do Setor Sul do Campus Universitário da Ufam

Por Sebastião Alves

Ascom Ufam

"O novo traçado da rotatória do Setor Sul do Campus Universitário será liberado na segunda-feira, dia 02 de janeiro", garante o titular da Prefeitura do Campus Universitário, o engenheiro civil Milton Gomes de Oliveira Junior. A obra que modifica a estrutura da rotatória e que dá acesso às Unidades Acadêmicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) visa o conforto e a segurança da comunidade universitária.

"Em virtude da obra de expansão de construção do bloco do curso de Odontologia, foi necessário refazer todo o traçado da rotatória do Setor Sul. Há dois meses em construção, o novo traçado permitiu realizar alguns ajustes como, por exemplo, a criação de vagas para estacionamento", disse Milton Gomes. De acordo com o prefeito, a rotatória do Setor Sul sempre foi problemática, apresentando anualmente buracos constantes. Para evitar essas ocorrências foi construído um pavimento rígido em concreto com armação de aço, que segundo o prefeito, tem como intuito resistir à grande movimentação que causa a tração de veículos pesados naquela via.

De acordo com o prefeito, a obra propiciará melhora no tráfego. Dentre as novidades, estão: a construção de dois pontos de ônibus, um para embarque e outro para desembarque, conforme padrões oficiais para o atendimento dos passageiros que utilizam os ônibus que dão acesso à Universidade. A rotatória foi alongada para permitir que três ou quatro ônibus fiquem na espera no embarque e desembarque de passageiros, sem que cause transtorno, uma vez que, foi sinalizado duas faixas, para não haver engarrafamentos de veículos na entrada e saída daquela via.

O prefeito afirmou que a obra não está pronta, por encontrar-se em processo de finalização da pavimentação. Ele disse ainda que serviços como urbanização e paisagismo, rede de drenagem, pintura de demarcação do estacionamento, sinalização da via são alguns itens que serão finalizados por esses dias.

Estrada do Campus

Sobre a obra de recuperação da via que liga o setor Sul ao Norte, o prefeito informa: "a concretagem da via no lado esquerdo, sentido sul/norte, já foi concluída. Para uma garantia maior de cura do concreto, vamos liberar a via para tráfego na terça-feira, 03 de janeiro de 2023". Quanto ao outro sentido da via, ele declara: "retornaremos para realizar o serviço no lado direito da via, sentido sul na quinta-feira, 05 de janeiro".