Página inicial > Notícias > Jornalismo indígena: Parque das Tribos recebe última oficina de 2022 com confraternização

Acessos: 1163

A segunda oficina do projeto foi concluída na última sexta-feira; atividades retornam em janeiro de 2023

Texto: Gustavo Jordan Silveira de Medeiros/Jornalismo Indígena/Mediação-Ufam

Editado por Irina Coelho/ Equipe Ascom

Fotos: Camila Barbosa Oliveira/Jornalismo Indígena/Mediação-Ufam

O projeto "Jornalismo Indígena" realizou na última sexta-feira,16 de dezembro, confraternização na comunidade Parque das Tribos, em Manaus, para encerrar as atividades de 2022. Com a presença de moradores e professores do Projeto, o encontro também finalizou as atividades da oficina "Jornalismo Indígena: entrelaçamento de culturas", ministrada pelos professores Mirna Feitoza Pereira, ligada a Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam) e o jornalista Wilson Nogueira e Rosário Nogueira, do Portal de Notícias Amazon Amazônia.

Desenvolvida durante o mês de novembro, a oficina abordou temas relativos à comunicação, à política editorial e a projetos de comunicação protagonizados por indígenas. Além de dar continuidade a temas da primeira oficina, como a necessidade de criar uma política de comunicação, a comunidade refletiu sobre a cultura como informação por meio das representações culturais que identificam cada uma das etnias do Parque das Tribos. Os participantes foram convidados a falar sobre os aspectos culturais que representam o seu povo, como a culinária, o grafismo, os rituais e os saberes de cada povo sobre a natureza.

“Cada cultura comunica uma informação sobre si e assim transmite e guarda conhecimentos para as futuras gerações, assim como gera novas informações ao entrar em contato com culturas diferentes. É importante reconhecer as informações de cada uma das culturas que convivem no Parque das Tribos para valorizá-las na comunicação a ser produzida pela comunidade”, ressalta a professora Mirna Feitoza Pereira.

Sobre identificar os meios de comunicação nas diferentes culturas, a indígena Tikuna Natália Cândido, conta que algumas comunidades usam os viajantes para transmitirem recados para seus parentes e vizinhos, e que um sino dado pelo padre era tocado para reunir o povo para reuniões importantes. “Para mim é muito importante a oficina de jornalismo porque está resgatando a nossa cultura, mostrando nossa comunidade indígena e nosso artesanato. Quero continuar na oficina porque para mim é muito importante levar esse conhecimento para minha aldeia”, destacou.

Com o professor Wilson Nogueira, a comunidade aprendeu um pouco mais sobre a história da política no Brasil e no mundo, além de refletir como as leis para os indígenas sempre foram feitas do branco para o indígena com participação mínima dos povos, reforçando assim a importância da inclusão dos indígenas tanto na política quanto nos meios de comunicação para difundir a luta dos povos originários no país.

Durante o encontro, a estudante de Jornalismo da Ufam, voluntária Milena Monteiro, apresentou os resultados parciais do Projeto de Iniciação Científica "Mapeamento das experiências de jornalismo indígena no Brasil". Houve a exposição de experiências encontradas de jornalismo indígena pelo Brasil realizadas por meio de podcasts e redes sociais buscando inspirar os moradores do bairro no trabalho futuro que eles vão realizar.

"O objetivo é criar uma mídia indígena para o indígena, para eles trazerem a pauta deles para o mundo.  Acredito que tanto eles aprenderam comigo como eu pude aprender com eles, porque todas as mídias que eu levei eram inéditas para eles e as mídias que eles trouxeram pra mim eu também não conhecia. É uma troca de conhecimento e não só nesse momento, mas em todas as oficinas ocorre essa troca que agrega conhecimento para todos", avalia a voluntária e aluna da Ufam.

Próxima oficina

As oficinas voltam no dia 13 de janeiro de 2023, com o tema "Introdução às crônicas do jornalismo", que será ministrada pela professora Ítala Clay de Oliveira Freitas, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam).

Sobre o Projeto

Vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PIBEX/Proext/Ufam), o projeto “Jornalismo Indígena” será realizado no Parque das Tribos até julho de 2023.

A equipe é composta por 15 pessoas, entre lideranças indígenas, professores, estudantes e jornalistas egressos do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam), além de professores e professoras da Faculdade de Letras e Faculdade de Educação e de uma docente e estudantes do curso de Design da Faculdade Martha Falcão.

Na Ufam, o projeto é liderado pelo Mediação - Grupo de Pesquisa em Comunicação, Complexidade e Culturas, da Faculdade de Informação e Comunicação, com o apoio do Laboratório de Análise e Criação Multimídia da Faculdade de Letras e da Prefeitura do Campus, por meio da Coordenação de Transportes do Departamento de Logística e Meio Ambiente.