Página inicial > Notícias > Parceria - Ufam e Defensoria Pública da União formalizam convênio

Parceria - Ufam e Defensoria Pública da União formalizam convênio

Acessos: 1254

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Defensoria Pública da União (DPU), na última terça-feira, 20 de dezembro, na sede da DPU, assinaram convênio institucional, com vigência de cinco anos, que possibilita a presença dos discentes da Ufam nas dependências da DPU para acompanhar atendimentos nas áreas dos Ofícios de Direito Penal Militar, Previdenciário e de Direitos Humanos. O objetivo é aproximar os alunos da prática profissional.

De acordo com o diretor da Faculdade de Direito (FD), professor Adriano Fernandes, a parceria entre as instituições é consolidada. “Conseguimos avanços significativos, mesmo na pandemia, com o convênio entre a DPU e a Ufam, que possibilitou a consecução das Disciplinas de Prática Jurídica Real,  mesmo de forma remota. Agora, no pós-pandemia, seguimos avançando com a renovação do convênio, a permitir a presença dos alunos no âmbito da DPU, participando dos atendimentos", enfatizou o diretor da FD.

O Defensor Público Federal (DPF) e também docente da Ufam, professor João Thomas, destacou a relevância de viabilizar a participação dos discentes em um cenário de prática jurídica real. “Aqui, no Ofício de Direito Militar da DPU, eles têm a oportunidade de participar das audiências,  estudar os processos e discutir teses apresentadas em Juízo e a partir da renovação do convênio institucional, acompanhar os atendimentos do jurisdicionado", explicou o DPF.

Participaram também na reunião os docentes da FD, professores Marcos Maurício e Bernardo Seixas, responsáveis pela disciplina de Prática Jurídica Real.