Página inicial > Notícias > Centro de Ciências do Ambiente lança a Campanha de Conscientização Ambiental “O planeta não é descartável”

Acessos: 1299

Solenidade de lançamento ocorreu no dia 12 de dezembro, às 15 horas, no Hall da Faculdade de Ciências Agrárias-FCA 01

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

O Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (CCA/Ufam) lançou, no último dia 12 de dezembro, a Campanha de Conscientização Ambiental “O planeta não é descartável”. A campanha tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre o impacto ambiental causado pelo uso das embalagens descartáveis.

Segundo o coordenador da campanha e diretor do CCA, professor Eron Bezerra, há quase dois anos não se utiliza qualquer material descartável nas dependências do CCA e nos Programas de Pós-graduação da Faculdade de Ciências Agrárias. “Como é sabido, por força de Portaria, há quase dois anos não se utiliza qualquer material descartável como copos, pratos, facas ou garfos descartáveis no CCA e nos seus programas de Pós-graduação. Com esta campanha pretendemos dar destaque ao impacto que o uso de materiais descartáveis ocasiona no meio ambiente, ao mesmo tempo em que desejamos convencer toda a comunidade universitária a aderir a esta campanha”, declarou o idealizador da campanha.

Além disso, a Campanha contou com a colaboração da aluna do curso de Paisagismo do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Maria Luiza da Costa Lopes, que aponta que o copo descartável, quando exposto a altas temperaturas libera (PBDE), bisfenol A (BPA) e ftalatos, que vem causando graves problemas de saúde, principalmente no sistema reprodutivo de mulheres (útero, ovários) e também dos homens (diminuição de espermatozoides), cânceres, problemas cardíacos, etc.

Confira o texto na íntegra AQUI

A participação da aluna do Ensino Médio faz parte de uma iniciativa do CCA para incentivá-los ao ingresso na Ufam. De acordo com uma das servidoras do CCA, Lidiane Malcher, essa é uma iniciativa apoiada pelos servidores do Centro. “ Todos nós, servidores do CCA, apoiamos e ajudamos também a desenvolver a Campanha. Esperamos contribuir para a construção de uma consciência coletiva sobre o assunto no nosso entorno”, finalizou a servidora.