Página inicial > Notícias > Egressa do Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Ufam ganha prêmio ‘Professor Ciência na Escola’ da Fapeam

Por Ascom/INC

Editado por Juscelino Simões da equipe Ascom          Foto: Ascom/INC

A egressa do curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Agrárias e do Ambiente, do Instituto de Natureza e Cultura (INC/Ufam), Pollianna Almeida da Silva, foi premiada nesta quinta-feira, 15, como vencedora na categoria ‘Professor Ciência na Escola’, pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), anunciou os vencedores da 2ª edição do Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) 2022. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira, 15, durante sessão virtual, transmitida pelo canal do YouTube da Instituição.

O Prêmio busca reconhecer publicamente pesquisadores, profissionais de comunicação e professores da Educação Básica com destacada trajetória no Estado, com relevante atuação para o conhecimento científico, tecnológico, inovativo, social, ambiental e para o desenvolvimento econômico do Amazonas, além de estimular a popularização da ciência, por meio do apoio à disseminação do conhecimento científico produzido por pesquisadores que atuam no Amazonas.

Os vencedores do Prêmio Fapeam de CT&I receberam troféus, certificados e bolsas para apoiar suas carreiras. A premiação é financiada com recurso exclusivo do Governo do Estado que reconhece e valoriza os trabalhos de pesquisadores das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Humanas, Biológica e Inovação, além de profissionais de comunicação e pesquisadores da Educação Básica, que desenvolvem projetos científicos no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE).

Durante o evento foi destacado as conquistas na área de CT&I alcançadas no Estado, a começar pelo reposicionamento dessa área como estratégica, prioritária e estruturante para o desenvolvimento do Amazonas, apontando que em quatro anos a Fapeam investiu mais de R$ 400 milhões para o avanço da ciência e tecnologia.

Esse montante possibilitou o lançamento de 89 programas, sendo 26 inéditos, que permitiram o desenvolvimento de pesquisas básicas, aplicadas, tecnológicas e de inovação apoiadas pelo governo do Estado.

O Prêmio é estruturado em quatro categorias: Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador, Profissional de Comunicação e Professor Ciência na Escola.