Página inicial > Notícias > Faculdade de Educação da Ufam realiza abertura do Cecampe Norte

Faculdade de Educação da Ufam realiza abertura do Cecampe Norte

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom    Foto: Juscelino Simões

A Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas realizou nesta quarta-feira, 14, a abertura do ‘I Seminário do Cecampe Norte no Amazonas - Resultados alcançados e perspectivas do programa’. O evento ocorre no auditório Rio Alalaú da Faced, no setor Norte, nesta quarta e quinta-feira (14 e 15).

A mesa de abertura do evento contou com participação do pró-reitor de Extensão da Ufam, professor Almir Menezes, do diretor da Faculdade de Educação da Ufam, professor Claudio Gomes da Victória, da coordenadora articuladora do Amazonas, professora Silvia Cristina Conde Nogueira, coordenador do Cecampe no estado do Amazonas, professor Alexandre Cals e Sousa, do coordenador geral do Cecampe Norte, professor Afonso Welliton de Souza Nascimento, do Auditor Técnico de Controle Externo e chefe do Departamento de Auditoria em Educação do Tribunal de Contas do estado do Amazonas, Júlio Alan dos Santos Viana, e da secretária executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), professora Maysa Girlane Amorim.

A formação pretende orientar profissionais que atuam na região Norte, a executar e planejar contas dos recursos oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e de suas Ações Integradas, em conformidade com as legislações e sinalizando melhores práticas. As capacitações fazem parte das ações desenvolvidas pelo Cecampe Norte, que vem obtendo parcerias com as secretarias municipais e as UNDIME’s (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) da região Norte.

O diretor da Faculdade de Educação da Ufam, professor Cláudio Gomes, afirmou que o evento tem como objetivo levar formação aos municípios do Amazonas sobre os programas que são ofertados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “O Cecampe Norte tem como objetivo levar formação aos municípios do interior dos programas que são ofertados pelo Fundo como: o Programa Dinheiro Direto na Escola, os programas de acesso a transporte escolar, merenda escolar, entre outros. Esses projetos levam  a formação aos municípios (aos professores, diretores, administrativos que acessam aos programas) para entenderem como funcionam os programas. Como acessar o FNDE, a partir de qual plataforma, como é feito, quais são os direitos e deveres quando o município recebe verbas do programa. Esse é o objetivo do Cecampe Norte, um projeto de formação”, destacou.

O pró-reitor de Extensão da Ufam, Almir Menezes, ressaltou a importância do evento na construção da cidadania, da solidariedade de um novo tipo e da democracia a partir da orientação para o acesso a programas educacionais. “Essa Instituição tem o prazer de recepcionar os secretários e secretárias, pesquisadores e pesquisadoras, gestores e gestoras, órgãos federais, estaduais e municipais, no evento que vai procurar mostrar ao povo brasileiro, do Estado e de toda a região Norte, o que as políticas públicas, especificamente a política pública gestionada pelo Cecampe Norte, podem potencializar no sentido de construir aquilo que eu chamo de uma solidariedade de um novo tipo e a possibilidade de humanismo renovado e de receber um Brasil como um país de todos nós. Quero parabenizar a todos pela construção do evento e dizer que o objetivo de orientar o acesso a programas de políticas públicas aos municípios é um ato democrático”, disse.

“Esse evento é uma prestação de contas à sociedade amazonense, brasileira, fruto do investimento feito no processo de capacitação dos secretários, dos agentes administrativos, que operacionalizam as políticas públicas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional de Transporte Escolar e o Caminho da Escola. São três programas referentes à assistência técnica e financeira da União e que em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, do Pará, e demais universidades de toda a região Norte, chegam ao momento da culminância deste projeto que é prestar contas do trabalho realizado. Aqui no Amazonas realizamos capacitações presenciais em 28 municípios. Foi desafiador, mas foi importante chegar nestes municípios e a partir disso ficou muito claro as contradições, os desafios, do que seja implementar uma política pública tão importante para o desenvolvimento da educação”, a coordenadora articuladora do Amazonas, professora Silvia Cristina Conde Nogueira.