Página inicial > Notícias > Curso de Relações Públicas da Ufam realiza evento para comemorar 45 anos

Curso de Relações Públicas da Ufam realiza evento para comemorar 45 anos

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom Fotos: Juscelino Simões

O curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou um seminário em comemoração aos 45 anos do curso nesta terça-feira, dia 6, no auditório Rio Alalau, na Faculdade de Educação.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, do diretor da FIC, professor Allan Rodrigues. O evento organizado pelo colegiado abordou o passado e o presente do curso e apresentou ações para ampliação dos relacionamentos com sua comunidade de estudantes, egressos e professores.

A mesa-redonda intitulada ‘Relações Públicas na Ufam, ontem e hoje’ teve o relato do professor aposentado e ex-reitor da Ufam, Walmir Albuquerque, que discorreu sobre a origem do curso e grande parte do histórico de como foi sendo constituído. Também a professora Célia Carvalho fez um relato de como o curso foi sendo construído e as dificuldades enfrentadas há alguns anos e os procedimentos que levaram a uma transformação tecnológica e curricular. O atual coordenador do curso, professor Israel Rocha, deu as boas-vindas aos presentes e destacou a formação de qualidade do curso.

O diretor da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam, professor Allan Rodrigues, afirmou da importância da celebração dos 45 anos do curso por ser pioneiro na região. “É importante celebrarmos esses 45 anos do curso de Relações Públicas porque foi o primeiro curso da região Norte do país. Então, a Ufam é pioneira no ensino das Relações Públicas e, consequentemente, pioneira no ensino de Comunicação no Norte do país. Num momento em que a sociedade precisava de formação de profissionais qualificados na área das Relações Públicas foi a Ufam que supriu essa necessidade premente, principalmente pela instalação do Polo Industrial de Manaus, do aquecimento da economia na época com a chegada de várias empresas que necessitavam desse relacionamento com diversos públicos e a Universidade foi quem deu essa resposta a sociedade e continua dando até hoje. O curso é bem avaliado pelo Ministério da Educação, tem nota 5, estou feliz em comemorar o curso que vem a cada ano se modernizando, se atualizando, e nós estamos trabalhando para que os alunos e os professores tenham cada vez mais melhores condições de trabalho”, disse.

O ex-reitor da Ufam e um dos criadores do curso de Relações Públicas, professor aposentado Walmir Albuquerque, afirmou que a criação do curso foi importante para o futuro da profissão na região. “Nós fazemos parte dessa história porque foi nossa obrigação criar uma universidade, fazer verdadeiramente uma universidade. Uma universidade nunca se completa, mas sente necessariamente acompanhar o seu tempo e criando condições para que ela possa dar conta das novas necessidades que aparecem na sociedade e criar condições para que um grupo de pessoas se dediquem dentro da academia a pesquisar, a criar conhecimento novo e ampliar as possibilidades de atuação das pessoas nos diversos ramos e profissões que vão aparecendo na sociedade. Esse foi nosso dever e nos empenhamos nisso. Fico muito feliz porque o curso foi criado, um dos primeiros cursos de Relações Públicas do Norte do país. Criamos as condições para que os nossos profissionais se preparassem e chegassem ao mercado de trabalho da melhor forma e que desempenhassem um papel importante para eles, para sociedade e para todos os que precisam de um profissional dessa natureza. Acho que foi muito bom, e o fato de estar completando 45 anos, significa que se naquela época era fundamental, necessário e imprescindível que os nossos profissionais de Relações Públicas saíssem da Universidade do Amazonas para o mercado e também alimentassem as necessidades do curso com professores e novos pesquisadores vemos com satisfação que os tempos mudaram e o tipo de profissão ainda é fundamental no mercado de trabalho”, destacou.

A estudante do primeiro período do curso de Relações Públicas, Jhully Sarah Lima Chaves, disse que participar do evento que comemora 45 anos do curso é emocionante. “É gratificante e emocionante participar do evento. Estou no primeiro período e poder estar aqui nesta cerimônia é importante porque tenho acesso a informações sobre como foi sendo constituindo o curso e suas origens”, afirmou.

O coordenador do curso de Relações Públicas, professor Israel Rocha, ressaltou que o evento é para relembrar os feitos e o que o curso tem produzido ao longo dos anos. “O evento de 45 anos é um seminário que o colegiado pensou para lembrar e marcar essa data de 45 anos do curso de Relações Públicas da Ufam. É uma data também para relembrar os feitos e o que temos produzido em termos de ciência, de atividades de extensão e ensino. Então, a atividade hoje, de certa forma, é para lembrar o presente e o passado do curso”, ressaltou.

“É um momento de júbilo para a Universidade Federal do Amazonas poder comemorar os 45 anos do curso de Relações Públicas que foi originado no então Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e depois foi desmembrado para a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e hoje o curso tem novas perspectivas, novos desafios, novos horizontes para o próprio curso e para a melhor formação para os seus  alunos. Para a Universidade é motivo de satisfação estar comemorando com esse coletivo essa grande marca de 45 anos do curso”, destacou o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga.