Página inicial > Notícias > Discente de graduação de Pedagogia da Faculdade de Educação da Ufam participa de evento nacional

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A discente do 7º período da graduação em Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, Rosiane Barbosa, participou como palestrante do curso de extensão ‘A militarização da Educação no Brasil: historicidade, políticas e desdobramentos na infância e juventude’. O evento ocorreu na última quarta-feira, dia 30, por meio do canal no Youtube da Rede Nacional de Pesquisa Sobre Militarização da Educação.

O curso de extensão ‘A militarização da Educação no Brasil: historicidade, políticas e desdobramentos na infância e juventude foi realizado de modo colaborativo entre professores de diferentes instituições de Ensino Superior para dar alcance teórico sobre o debate a Rede Nacional de Pesquisa sobre Militarização da Educação (RePME). Ocorreu dez encontros que foram conduzidos pela professora Aline Daiane Nunes Mascarenhas e o professor Eduardo Junior Ferreira dos Santos, ambos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que discutiu temas como os ‘Aspectos históricos do processo de militarização da educação no Brasil’ (aula 1), o ‘Programa nacional das escolas cívico-militares: contramão de uma educação emancipadora’ (aula 2); a ‘Inconstitucionalidade de militarização na escola pública’ (aula 3); a ‘Historicidade, políticas e desdobramentos na infância e juventude’ (aula 4); ‘Escola e democracia: a militarização das escolas públicas (aula 5); ‘A criminalização da juventude no Brasil: o novo discurso para aprisionar a escola no quartel’ (aula 6); a ‘Militarização de escolas públicas: uma análise sobre a desconstrução da gestão democrática’ (aula 7); ‘Os problemas de convivência na escola e os processos de intervenção’ (aula 8) e ‘O Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares: verba pública para qual público? (aula 9).

A aproximação com o Grupo de Pesquisa se deu com a vinda da professora Miriam Fábia Alves da Universidade Federal de Goiás (UFG), no mês de setembro deste ano ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufam para vistoriar as instalações para a organização do encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) nacional em 2023. Na ocasião, a professora realizou uma Roda de Conversa sobre o tema com o título ‘Militarizar para quê?’ Experiências estaduais em Goiás e Amazonas.

Durante a atividade de ação extensionista que visa ampliar o estudo e o debate acerca da militarização da educação, sua historicidade, as políticas de implantação e expansão de processos de militarização de escolas e os desdobramentos da escola militarizada na formação discente. Rosiane Barbosa relatou a sua experiência como ex-aluna de uma escola militarizada em Manaus e relatou os motivos que foram fundamentais para que sua família à matriculasse nessa modalidade de ensino. Atualmente, como estudante de Pedagogia, a discente realiza a pesquisa intitulada “Um estudo comparativo entre as escolas militares e as escolas regulares: o que nos diz o currículo?” com o financiamento do CNPq no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), sob a orientação da professora Maria Nilvane Fernandes. Além de Rosiane participaram da atividade o professor Jonas Araújo da Rede de Ensino do Estado do Amazonas e a mestranda Jéssica Rodrigues.