Página inicial > Notícias > Faartes recebe fomento da Fapeam para projeto de organização e difusão de acervo

Acessos: 1158

Compreender a formação em artes no ensino superior por meio dos arquivos do antigo Departamento de Artes (1980-2017) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) - esse é o objetivo do projeto da Faculdade de Artes (Faartes) contemplado no Edital nº 05/2022 - Programa Humanitas - CT&I Fapeam, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. A iniciativa é coordenada pela professora Lucyanne de Melo Afonso e tem participação de docentes, técnicos e alunas de graduação.

Com duração de 18 meses, o projeto se debruça sobre um acervo constituído ao longo de quatro décadas, incluindo documentos oficiais e itens de interesse artístico-cultural, como atas, ofícios, memorandos, projetos pedagógicos, discos de vinil, fitas cassete, livros, obras de arte, partituras musicais, entre outros.

Todo o material ficará sob a guarda do CEDOMCA (Laboratório/Centro de Documentação da Memória e Cultura na Amazônia), administrado pela Faartes e localizado no Centro de Convivência do Setor Norte - Campus Universitário. Ao final do projeto os arquivos estarão disponíveis para consulta e pesquisa à comunidade em geral.

“O antigo Departamento de Artes, que deu origem à atual Faartes em 2017, teve papel de destaque na trajetória das artes no ensino superior, no estado do Amazonas, e seus arquivos e documentos agora contarão essa história. Revitalizar essa memória é valorizar os atores que fizeram parte desse palco regional, onde teceram espaços de formação, sensibilidades e representações de suas práticas de ensino-aprendizagem”, comenta a professora Lucyanne Afonso.

Planejamento de ações

A iniciativa acontece de forma transversal com pesquisas de iniciação científica orientadas pela professora Lucyanne Afonso desde agosto de 2021, sobre os arquivos do antigo Departamento de Artes. O trabalho reúne discentes bolsistas e voluntárias dos cursos de Música e Arquivologia.

O projeto atual apoiado pela Fapeam prevê a consolidação desse acervo em cinco etapas, conforme planejamento estratégico:

1) Plano de organização: verificação do estado do material, o que existe e suas origens;

2) Plano de catalogação: organização sistemática do acervo;

3) Plano de mapeamento e sistema de codificação: inventário dos documentos em grupos, seções e subseções;

4) Plano de conservação, preservação e manutenção: definição do uso e o gerenciamento do acervo, quais documentos serão disponibilizados, quais serão digitalizados, etc.;

5) Plano de infraestrutura: planejamento do espaço físico onde o acervo será disponibilizado ao público para pesquisas, incluindo organização de materiais e mobiliários.

Também estão previstas para acontecer no CEDOMCA diversas ações de extensão, como workshops, oficinas, mesas redondas e palestras, além de atividades de ensino.