Página inicial > Notícias > Discentes da Ufam são premiados no Hackathon de Soluções para o Saneamento Básico em Manaus

Acessos: 1425

Na última terça-feira, 22 de dezembro, a discente de Economia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Juliana Santos Fernandes e o discente de Engenharia Sanitária do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Ufam, Ewerton Bandeira Reboucas e o aluno de Engenharia da Computação da Faculdade do Amazonas de Ensino, Pesquisa e Inovação (FAMEPI), Luiz Miguel Bastos, venceram Hackathon de Soluções para o Saneamento Básico em Manaus. A competição foi realizada nos dias 19 e 20 de novembro pela Águas de Manaus, Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e Fundação Rede Amazônica, chamada “Youth Challange Ajuri das Juventudes", promovido pelo 1 mio - UNICEF.

Na oportunidade, cerca de 90 jovens visitaram três comunidades (terra firme, casas flutuantes e palafitas) e foram instigados a propor soluções inovadoras para problemas enfrentados pela comunidade no que se refere a saneamento básico e tratamento de resíduos sólidos.

Proposta vencedora - Sankofa

A proposta vencedora tem o objetivo de dimensionar um sistema de tratamento de esgoto doméstico, a fim de propor melhorias que visem minimizar as modificações ambientais provocadas pelo despejo inadequado em comunidades de terra firme. O sistema é composto por 3 reatores anaeróbios com destinação final ao sumidouro, foi pensado em utilizar materiais de fácil acesso.

A ideia é atender 10 – 13 famílias com 6 pessoas cada, com custo final de R$ 6.549,76 reais, a vazão média e máxima de projeto será respectivamente 2 l/d; 3,36 l/d, respeitando as normas referente às condições, parâmetros, padrões e diretrizes para gestão do lançamento de efluentes, segundo a Resolução n° 430, de 13 de maio de 2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A solução bem como os custos da proposta estão alinhados com os 17 ODS’s da Agenda 2030, (ODS 3, ODS 6, ODS 11).

De acordo com uma das premiadas, discente de Economia da Ufam, Juliana Santos Fernandes, foi uma experiência incrível, conhecer a comunidade de terra firme possibilitou abrir a mente para a realidade de fato. “Foi minha primeira vez visitando uma comunidade e  todo o estabelecimento foi propício para que pudéssemos pensar melhor sobre o projeto e os mentores auxiliaram bastante nesse processo de conhecimento local, técnico para formularmos melhor o que nós poderíamos fazer para mudar aquela realidade, mas de certeza se não fosse pelos meus companheiros nada teria sido possível. Nós ficamos surpresos com a notícia, nos empenhamos bastante e o resultado chegou. Foi uma grande alegria e demorou para “a ficha cair”, relembrou.

Foi premiada também, em terceiro lugar, a acadêmica de Ciências Econômicas- diurno da Ufam, Viviana Lucia Garrido Ferreira, entre as componentes do grupo.

Mentoria

De acordo com a docente do curso de Ciências Econômicas da Ufam, professora Michele Lins Aracaty e Silva, é importante que as acadêmicas estejam envolvidas em eventos desta magnitude e que proporcionem para elas uma experiência incrível. “Refiro-me às visitas às comunidades para conhecer a realidade que vive a população da Amazônia e posteriormente, pensarem em soluções e projetos que impactem positivamente na melhoria do bem-estar destas comunidades”, explicou a professora.

A docente falou ainda da emoção de ter alunas da Ufam participando do evento. “Fiquei muito emocionada em receber o convite para compor o grupo de mentoria do evento ao chegar lá encontrar duas alunas do curso de ciências econômicas da Ufam, a Juliana Santos Fernandes e a Viviana Lucia Garrido Ferreira”, destacou.

Outra mentora convidada, também egressa do curso de Ciências Econômicas da Ufam, a economista Karla Karoline Martins, falou do evento. “Essa iniciativa coordenada pelo UNICEF é maravilhosa pois escuta quem está na ponta para propositura de projetos e soluções para um dos nossos grandes desafios. Fico feliz em saber que as ferramentas adquiridas em minha vida acadêmica e profissional permitem colaborar com a mentoria desses jovens tão engajados em fazer a diferença e mais feliz ainda em ver alunos da Ufam, instituição onde formei, participando do desafio”, finalizou.

Confira mais imagens da premiação: