Página inicial > Notícias > Projeto ‘VisitAnato’ leva estudantes do Ensino Médio para visitas aos laboratórios de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biológicas da Ufam

Acessos: 1484

Por Juscelino Simões (Equipe Ascom) e Alan Mazzari (professor e coordenador do Projeto)

Fotos e Card: Alan Mazzari

O projeto ‘VisitAnato’ do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/Ufam), vinculado ao Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACE) é coordenado pelos professores do Departamento de Morfologia do ICB, Alan Sérgio Mazzari e Silvania da Conceição Furtado, e visa desenvolver ações educacionais a estudantes do Ensino Médio das escolas de Manaus por meio de visitações aos laboratórios de Anatomia Humana do Instituto.

O objetivo das visitas é apresentar de forma teórica e prática, ao público externo, aspectos anatômicos e fisiológicos do corpo humano. De acordo com o professor Alan Sérgio Mazzari “o estudo do corpo humano é realizado por alunos desde o Ensino Fundamental e Médio até o Ensino Superior, sendo realizado de forma progressiva e contínua”. E as vantagens das visitações são: colocar em prática conhecimentos adquiridos no decorrer do ensino infantil, fundamental e médio; ter o primeiro contato com o ambiente universitário; poder colher elementos importantes para contribuir na escolha do curso de graduação; e intensificar o interesse no estudo das ciências naturais.

Existem duas formas de o público externo solicitar agendamento de visitações: em grupo, quando o agendamento é solicitado pelo gestor da instituição de ensino ou professor responsável por alguma disciplina das ciências naturais e, individual, quando o agendamento é solicitado pelo próprio interessado, neste caso não necessita de vínculo institucional. No entanto, na segunda forma, caso o interessado seja menor de 18 anos, deverá estar acompanhado de um responsável legal. Para realizar agendamento, o interessado deve entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo Instagram @visitanato com a equipe organizadora que irá repassar todas as informações necessárias e tirar todas as dúvidas possíveis. As visitações estão disponíveis para agendamento de outubro de 2022 a fevereiro de 2023, período de vigência do projeto.  Podem participar das visitas, estudantes que estão cursando qualquer um dos três anos do Ensino Médio, estudantes que já concluíram, mas que ainda estão estudando para conseguir aprovação no Ensino Superior, estudantes de cursos profissionalizantes, entre outros.

Durante a visitação os estudantes são acolhidos pela equipe organizadora, e recebem algumas orientações sobre o funcionamento dos laboratórios, sobre o material de estudo que são as peças cadavéricas, a importância dos equipamentos de proteção individuais (EPI`s), e em seguida, é ministrada uma aula teórico e prática de acordo com a necessidade e interesse dos solicitantes.

É importante ressaltar que o “VisitAnato” é um projeto que agrega conhecimento a estudantes de Manaus, no qual o conhecimento é construído em conjunto, pelos alunos desenvolvedores, que adquirem experiências de ensino, quanto pelos alunos participantes da visitação como ouvintes, tirando dúvidas e somando novos saberes aos seus conhecimentos.