Página inicial > Notícias > Procic participa da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Procic participa da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Acessos: 988

Em comemoração a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que aconteceu entre os dias 9 e 11 de novembro, o Programa Ciência no Cotidiano (Procic) objetivou promover por meio das ações de extensão a difusão e popularização da ciência a partir da interação-reflexão-ação, visando contemplar a educação básica, o ensino superior, bem como, proporcionar a sociedade civil a compreensão da Ciência no cotidiano.

Na programação, o Programa promoveu palestras, oficinas e mini cursos planejadas e executadas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, bolsistas do Procic, professores, mestres e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em parceria com as Escolas Estaduais Mhyrthes Trigueiro e Cacilda Braule Pinto.

O encerramento ocorreu com a palestra proferida pelo professor Waldomiro Vergueiro da Universidade de São Paulo (USP), com o tema: Difundindo Ciência a partir das Histórias em Quadrinhos. A realização do evento contou com a agência financiadora, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e apoio institucional da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) com a transmissão para os campis de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

Sobre o Procic

Institucionalizado pela resolução nº 015/2013 da câmara de extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam), o Programa Ciência no Cotidiano (Procic) está fundamentado pelo princípio axiológico da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tem suas atividades desenvolvidas a partir de uma metodologia, onde  envolve dois componentes curriculares da matriz curricular do curso de licenciatura ciências naturais, sendo: ensino de ciências e sociedade e instrumentação para o ensino de ciências.

Dessa forma, suas ações estão imbricadas a partir da relação família-escola-universidades, pois esta relação é sine qua non para a promoção da difusão e popularização da ciência em espaços formais, e não-formais fundantes do referido programa.

Acesse links de contato:

@prog.ciencianocotidiano https://instagram.com/prog.ciencianocotidiano?igshid=ymmymta2m2y