Página inicial > Notícias > Sistema de Bibliotecas da Ufam realiza planejamento de ações para 2023

Sistema de Bibliotecas da Ufam realiza planejamento de ações para 2023

Acessos: 1040

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (Sistebib) realizou na última quarta-feira, 9 de novembro, encontro para Planejamento das Ações para o ano de 2023. O encontro teve como objetivos levantar, definir e discutir as ações a serem contempladas pelas bibliotecas setoriais e divisões do sistema.

O encontro ocorreu na Fazenda Experimental da UFAM, localizada no KM 38, estrada BR-174 que com a participação dos gestores das bibliotecas e divisões, segue lista nominal: Rosenira Izabel de Oliveira - Diretora do SISTEBIB; José Bustamante- Divisão de Intercâmbio – DI; Raquel Maciel - Divisão de Seleção e Aquisição – DAS; Flaviano Queiroz - Divisão de Processamento da Informação – DPI; Cleiton Souza - Divisão de Tecnologia da Informação – DTI; Leonardo Remígio -  Biblioteca Setorial do Setor Norte – BSSN; Lúcia Martins e Claudina Assunção - Biblioteca Setorial de Ciências Exatas e Engenharias – BSCEE; Zení Bessa - Biblioteca Setorial do Setor Sul – BSSS; Maria Leonora Souza - Biblioteca Setorial da Escola de Enfermagem de Manaus "Rosaly Rodrigues Taborda" – BSEEM; Olga Serrão - Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde Professor "Manoel Bastos Lira"- BSCS; Lucimara Forner - Biblioteca Setorial da Faculdade de Direito - Bibliotecária "Marieth Neves"- BSFD; Rosângela Martins - Biblioteca Setorial do Museu Amazônico – BSMA.

Durante o evento, as orientações iniciais foram expostas para os gestores. Em seguida, formaram-se grupos de trabalhos temáticos para determinar ações a serem desenvolvidas durante o ano de 2023. Cada representante dos eixos gestão, acervo e usuário defenderam suas ações traçadas para execução no ano que vem, juntamente com discussões coletivas pautadas nas perspectivas dos presentes.

Ao final das discussões, estabeleceu-se as principais ações aprovadas para a gestão SISTEBIB 2023:

• Avaliação dos acervos das bibliotecas setoriais;
  • Renovação das assinaturas das bases de dados;
  • Treinamentos ao usuário;
  • Atualização do regimento interno;
  • Acolhimento aos calouros;
  • Ações culturais;
  • Projetos de extensão;
  • Busca de parcerias com empresas privadas;
  • Pesquisa de satisfação ao usuário;
  • Implementação da plataforma de lições aprendidas;
  • Eventos profissionais: II Workshop de resultados do SISTEBIB, Encontro do SISTEBIB, Encontro Regional do Sistema Pergamum (sistema de gestão de acervo).

O encerramento dos trabalhos foi marcado pela fala da Diretora do SISTEBIB, Rosenira Izabel, a qual reforçou a relevância do evento para a performance do sistema no próximo ano e ressaltou que as ações planejadas refletirão nos resultados que, seguramente, serão apresentadas na próxima edição do II Workshop de Resultados do SISTEBIB, a ser realizada em 2023.

O Sistema de Bibliotecas da UFAM agradeceu ao prefeito do Campus Universitário, Milton Oliveira Júnior, pelo apoio na logística e a Diretora da Fazenda Experimental da UFAM, professora Albejameire Castro, pelo sedimento da estrutura e disponibilização do coffee break e almoço, bem como ao servidor Hugo Perdigão pelo acompanhamento e orientações durante o evento.

Acesse o link sobre o encontro: https://www.youtube.com/watch?v=AgsniYOdFfU