Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Engenharia de Alimentos faz abertura da ‘VI Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos’ (VI Semeali)
Início do conteúdo da página

Engenharia de Alimentos faz abertura da ‘VI Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos’ (VI Semeali)

Acessos: 767

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom Foto: Juscelino Simões

A coordenação do curso de Engenharia de Alimentos e do Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou nesta quarta-feira, 16, no auditório Samaúma da FCA, no setor Sul do Campus Universitário, a abertura da VI Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos (Semeali/Ufam) intitulada ‘Engenharia de Alimentos e o desenvolvimento sustentável da Amazônia’ com a participação de mais de 150 inscritos.

A mesa solene de abertura do evento foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e pela coordenadora da comissão organizadora e coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, professora Leiliane Souza e contou com a participação do professor Ernesto Oliveira Serra Pinto (representou no evento o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, professor Carlos Victor Lamarão Pereira), do chefe do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos da FCA, professor Francisco Adilson Hara, e do diretor de Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, professor Jamal Chaar.     

O objetivo do evento é propiciar o intercâmbio acadêmico-técnico-científico de ideias inovadoras, estudos, pesquisas e debates sobre a Engenharia de Alimentos e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Avaliar o atual potencial da indústria de alimentos bem como as atuais inovações tecnológicas e exigências do mercado regional, nacional e internacional quanto a produtos amazônicos. Promover uma análise reflexiva sobre a atual situação da aplicação e implementação de processos tecnológicos na indústria de alimentos, e como esta área de conhecimento pode contribuir com o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do estado do Amazonas e aproximar profissionais das diversas áreas do conhecimento e diferentes instituições que desenvolvem atividades relacionadas à Engenharia de Alimentos na região Norte, integrando o setor produtivo e industrial à pesquisa científica. Veja vídeo de abertura do evento

“Esse evento é voltado, não só para os alunos do curso de Engenharia de Alimentos da FCA, mas também para alunos de pós-graduação e profissionais da área. Temos palestrantes que vieram de outro estado (Universidade do Estado do Pará e Embrapa Amazônia Oriental) que vão contribuir com palestras e minicursos e o foco é mostrar o papel da Engenharia de Alimentos para o desenvolvimento sustentável da nossa região e para o crescimento econômico do estado do Amazonas”, afirmou a coordenadora do evento, professora Leiliane Souza.

A estudante do 5º período do curso de Engenharia de Alimentos da Ufam, Beatriz Rodrigues, destacou a importância do evento para ampliar o conhecimento na área em que logo se tornará uma profissional. “É importante ter esse tipo de evento porque nos possibilita conhecer mais nossa área. Participar das palestras e dos minicursos nos dá informação que vai acrescentar na nossa formação. Estávamos sentindo falta dos eventos presenciais, mesmo ocorrendo eventos on-line, porque conseguimos participar melhor e é muito válido em razão de agregar um maior conhecimento”, disse.

O reitor da Ufam, Sylvio Puga, afirmou da importância da formação do engenheiro de alimentos na Amazônia. “Essa semana a população mundial atingiu os oito bilhões de pessoas. Olha o desafio de vocês alunos e de todos nós da região. Nós estamos na Amazônia, uma área que vai ter esse embate, de produzir alimentos com a tese da devastação. Essa não é a nossa tese, não podemos defender a tese da devastação que muitos pregam, nossa tese é a sustentabilidade. Estamos formando profissionais com a cultura da ética e com um ponto de vista diferenciado para trabalharem com a sustentabilidade. É um desafio de vocês do curso: como alimentar esse mundo? A Amazônia está nesse palco e vocês quando concluírem o curso, e formados na Amazônia, na Universidade Federal do Amazonas, no centro da Amazônia, serão cobrados. Vocês são nosso orgulho porque levarão o nome da Ufam  para vários lugares”, destacou.           

registrado em:
Fim do conteúdo da página