Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Nota de pesar - Professora aposentada da Faced, Maria das Graças Barreto
Início do conteúdo da página

Nota de pesar - Professora aposentada da Faced, Maria das Graças Barreto

Acessos: 2141

Por Ana Carla Santos

Equipe Ascom Ufam

 A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vem a público prestar condolências à família e amigos da professora dra. Maria das Graças de Carvalho Barreto, ocorrido no domingo, 13.

Professora Graça Barreto, como era mais conhecida, compunha o quadro da Faculdade de Educação (Faced), onde ministrava a disciplina de Métodos e Técnicas (DMT).

O local do velório será no Canaã, situado na rua Major Gabriel. O sepultamento será no cemitério no Recanto da Paz, km 13, Bela Vista, Iranduba.

Texto do professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas, José Alcimar de Olivera: 

Professora Graça Barreto, Presente!

A Educação Pública, a Universidade Federal do Amazonas, a Universidade do Estado do Amazonas, a ADUA - Seção Sindical, a educação popular, a pedagogia indígena, a luta social, nós que tivemos o privilégio da sua presença, perdemos hoje, neste 13 de novembro de 2022, nossa irredenta professora Graça Barreto.

Graça, como a tratávamos, tinha em sua constituição ontológica a força da irresignação, da inteligência, da memória, da liberdade de espírito, da crítica a tudo que bloqueia e oprime a dignidade do ser social, de modo especial a dignidade das crianças vítimas dos abusos, da violência e da opressão da gramática do capital.

Tive a alegria de sua presença como professora de Didática Geral, em 1980, na graduação em Filosofia, na Universidade Federal do Amazonas e, em 2008, fomos colegas da primeira turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, IFCHS, UFAM. Neste momento ela já está congraçada com Neide Gondim, Conceição Derzi, Paulo Monte, entre outras e outros colegas que nunca se renderam à confraria dos contentes e ao burocratismo que hoje domina a vida acadêmica. Graça com seus "palavrões" (na verdade, palavras necessárias) subtraía peso e hipocrisia à vida sob a ordem da moral burguesa. A Professora Graça partiu contra nossa vontade. Sua memória permanece. De sua existência só podemos conservar o que ativa a alegria da luta para superar tudo que perverte e diminui o bem viver.

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página