Página inicial > Notícias > Festival Intercultural da ARII tem ritual indígena na abertura

Festival Intercultural da ARII tem ritual indígena na abertura

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) em parceria com as Faculdades de Letras (Flet), de Artes (Faartes), e de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas promoveram nesta sexta-feira, 11, a abertura do primeiro ‘Festival Intercultural da Ufam’. A cerimônia solene de abertura aconteceu no auditório Rio Javari, no setor Norte do Campus Universitário.

A mesa de honra da cerimônia contou com a participação do pró-reitor de Extensão da Ufam, professor Almir Meneses, presidiu a mesa e no ato representou o reitor da Ufam, o assessor da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professor Henrique Pereira, do diretor da Faculdade de Letras da Ufam, professor Robert Langlady Lira Rosas; do diretor da Faculdade de Educação, professor Cláudio Gomes da Victoria; do diretor da Faculdade de Artes (Faartes); professor João Gustavo Kienen; do indígena Jaime Diakara; da representante do consulado da Colômbia em Manaus, senhora Laura Stella Quijano Niño e da agente consular dos Estados Unidos da América, senhora Cherre Nelson.

O pró-reitor de Extensão, professor Almir Meneses, em sua fala, ressaltou o papel do Brasil na América Latina e no mundo que é o da cooperação. “A população brasileira tem vocação para cooperação em função da sua pluralidade, de sua diversidade. Nosso papel na América Latina, na mãe África, na Europa, no mundo, é o papel de cooperação no qual o princípio maior da independência, da paz, mas acima de tudo, o da cooperação. Nesse sentido, o parágrafo único do artigo quarto da constituição, é bem claro, o nosso papel em se tratando da América Latina é o de integração. De integração política, cultural, educacional, científica para que os povos latino-americanos possam se desenvolver da melhor maneira possível. Não é imaginável que diante dessa quadra que foi extremamente difícil sob o ponto de vista da integração internacional, na qual estivemos isolados, compactuar com o isolamento político, com o isolamento internacional é prejudicial. A nossa vocação é de trabalho constante na construção de espaços democráticos de novo tipo e de possibilidades daquilo que eu chamo de convenções pluri ideais e extensões democráticas cada vez mais incisivas. Parabéns ao professor Henrique e sua equipe pelo o evento”, disse.

“Essa é a primeira edição do evento que é organizado pela ARII e pelas faculdades de Artes, Letras e de Educação que se reuniram para realizar o evento que visa promover a universidade como um espaço intercultural. Um espaço multilingüe aberto para essa convivência entre as culturas. Estamos  celebrando e dando visibilidade à presença das culturas que vêm com os nossos estudantes internacionais dos diversos programas de mobilidade acadêmica, como também nossos estudantes indígenas. Temos aqui a missão de internacionalizar mais a nossa Universidade e o objetivo mais importante dessa atividade é termos a segurança que a Universidade é para a sociedade um exemplo de um ambiente de tolerância, de acolhimento, de convívio, de paz. Aqui vamos nos posicionar contra qualquer forma de preconceito, contra a xenofobia e queremos que a comunidade universitária se beneficie e aproveite essa oportunidade de, durante o tempo que você era um estudante da Universidade, você que é professor, técnico-administrativo, de conviver com diferentes culturas.

O Festival tem o objetivo de propiciar à comunidade acadêmica e ao público em geral atividades acadêmicas, culturais e artísticas que promovam a Ufam como um espaço intercultural, multiétnico e multilíngue, com o protagonismo dos discentes da Faculdade de Letras, dos estudantes estrangeiros e dos estudantes indígenas, combatendo o xenofobismo e o preconceito.