Página inicial > Notícias > Sessões de apresentações de trabalhos científicos são destaque no V Workshop de Química Inorgânica

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

Na sua quinta edição, o Workshop de Química Inorgânica é um evento bianual, cujo objetivo é promover encontro, troca de saberes e experiências da comunidade acadêmico-científica, assim como despertar interesse pela Área de Química Inorgânica. O evento acontece até esta sexta-feira, 11, no auditório da Faculdade de Direito, Setor Norte do Campus Universitário e é uma promoção do Curso de Química da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Acesse link sobre o evento: https://www.even3.com.br/wqi2022/

Acesse link das fotos de apresentações: https://drive.google.com/drive/folders/1pjA68sVC_U_OaT0bOu_cM-NAKkeZz_DF

De acordo com a coordenadora do evento, professora Neila Braga, o Workshop de Química Inorgânica desenvolve suas atividades a partir dos eixos temáticos: bioinorgânica, catálise, ensino de química, eletroquímica, materiais, nanotecnologia, química ambiental, química de coordenação e química supramolecular.

Braga dá importância ao evento, no sentido de este venha contribuir na formação e capacitação de alunos de graduação e pós-graduação de todo o Brasil, através de suas atividades. Na condição de evento nacional, o evento vem sendo realizado no formato híbrido e constituído por 13 palestras, 3 minicursos, 3 sessões de apresentação de trabalhos, 1 mostra de experimentos virtual e uma mesa redonda que discutirá a igualdade de gênero na pesquisa em Química Inorgânica, disse a docente Neila Braga.

Nesse aspecto, a professora afirma que o Workshop de Química Inorgânica é destinado a professores, pesquisadores e alunos de pesquisa e graduação, bem como a todo o público interessado na área de química inorgânica.

Considerando o âmbito nacional do evento, a professora acredita que com a participação da comunidade universitária de todo o país houve três sessões de apresentações de trabalhos científicos, as quais foram importantes para a troca de conhecimento e experiências entre os universitários. Além disso, contou a professora, as palestras e minicursos contribuíram muito para a formação acadêmica deste grupo. “Tudo isto em conjunto contribui para a disseminação do conhecimento e para o desenvolvimento da ciência na área de química inorgânica”, expôs a professora.

Segundo Braga, a parte presencial do evento está acontecendo nas dependências do Departamento de Química, Setor Norte do Campus Universitário. O Workshop de Química Inorgânica está sendo promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).