Página inicial > Notícias > Diretor da Faartes/Ufam promove atividades sobre repertório amazônico para piano em intercâmbio nos EUA

Acessos: 1306

De 12 a 26 de novembro, o diretor da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam), professor João Gustavo Kienen, participa da segunda etapa do Intercâmbio de Piano & Regência Brasil-Estados Unidos, na Eastern Kentucky University (EKU), em Richmond.

O projeto tem patrocínio da Embaixada dos EUA no Brasil, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, e tem o objetivo de apresentar as culturas musical e pianística dos dois países ao público de cada universidade que recebe o evento. O primeiro ciclo de atividades aconteceu em Manaus, no mês de agosto, marcando o início da parceria de sucesso entre a Ufam e a EKU.

Durante o intercâmbio nos EUA, o professor João Gustavo participará de extensa programação acadêmica, que inclui masterclass, palestra, aulas individuais e coletivas, além de um recital inédito.

“Nas aulas para os alunos de graduação, vou abordar algumas obras do repertório de formação de pianistas, entre eles Bach, Chopin, Mussorgsky e Beethoven. Já a minha palestra e recital serão sobre música brasileira para piano, com foco no repertório amazônico de compositores como Lindalva Cruz, Arnaldo Rebello e Altino Pimenta”, explica Kienen.

Segundo o professor, o intercâmbio também fomentará o diálogo entre as instituições para o planejamento de parcerias futuras.

“Teremos conversas com a direção da School of Music da Eastern Kentucky University sobre planos e desdobramentos desta ação, entre eles um concurso de piano a ser realizado na Faartes com prêmio de uma bolsa de estudos na EKU; edição de partituras e gravação de obras de compositores amazonenses nos EUA; e participação de um professor da EKU na proposta de Mestrado em Artes da Ufam”, comenta.

Currículo

João Gustavo Kienen é diretor da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas e professor de piano e mestrado na mesma faculdade. Doutor e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, onde pesquisou os Pianismos na Amazônia.

É graduado em música pela Universidade Estadual de Londrina. Premiado no Premio Internacional Verdi (Itália), homenageado pela Associazione Carabinieri (Itália), CASACA (Roma-It), Comune di Sabáudia (Lazio-It.) e Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música e Associação Brasileira de Educação Musical.

Já coordenou o Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música e o Simpósio Internacional de Música na Amazônia. Atuou como jurado de diversos concursos e festivais.

Participou como músico convidado de várias produções, como as Comemorações do Sesquicentenário de Emancipação Política do Paraná, Paraná: Caminhos da História e da Arte, Circulando, Seminário Internacional Roger Casement, Orquestra de Câmara Araucária, solista da Orquestra Sinfônica da Ufam, Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso e Associação Folclórica Peixe Boi Anavilhanas.

Atualmente, desenvolve trabalho de pesquisa com publicações em importantes periódicos, atuando nas áreas de música na Amazônia, práticas interpretativas, música e sociedade e computação musical, além de manter expressiva produção artística e científica.

Repertório do recital

Lindalva Cruz – Oração da Selva (Valsa Amazônica)
Lindalva Cruz - Amanhecer na Floresta Amazônica
Lindalva Cruz – Passarada na Selva