Página inicial > Notícias > VII edição do Seminário Amazonense de Atividades Motoras para Deficientes debate a inclusão

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (Feff/Ufam) realizou nesta quarta-feira, 9, solenidade de abertura do Vlll Seminário Amazonense de Atividades Motoras Adaptadas (SAAMA) com o tema ‘O esporte Paralímpico: reabilitação, independência funcional e inclusão escolar’.

O evento tem como objetivo o aprimoramento de profissionais no atendimento de reabilitação para pessoas com deficiência tendo a atividade motora como estratégia e apresentação de trabalhos que vem sendo desenvolvidos por profissionais no estado do Amazonas e conhecer outros que estão sendo desenvolvidos em outras regiões.

A composição da mesa de honra de abertura contou com a participação do diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), também representou o reitor no evento, professor João Libardoni, a coordenadora do evento e do Proamde, professora Minervina Amorim, a vice-coordenadora do Proamde, professora Giandra Anceski e o 1º secretário do Conselho Regional de Educação Física, José Augusto Viana Filho.

O SAAMA ao longo desses 16 anos de existência configura-se como o evento específico na área da Educação Física Adaptada na cidade de Manaus, sendo realizado bianualmente pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas por meio do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde) configurando-se como um evento científico no calendário permanente da FEFF/Ufam. O SAAMA tem abordado ao longo das suas edições temas relevante para Educação Física e modalidades esportivas voltados para pessoas com deficiência. Serão três dias de evento com uma programação especial para troca de conhecimento e experiências que contará com professores convidados ministrando cursos teórico/práticos.

O diretor da FEFF, professor João Libardoni, ressaltou que o SAAMA é um evento consolidado e tem fundamental importância porque destaca a inclusão. “O SAAMA é um evento consolidado e tem fundamental importância porque traz à tona, ao debate, a inclusão. A inclusão através da atividade física, do esporte, que faz com que as pessoas com deficiência tenham oportunidade, tanto na parte de reabilitação, mas também se sentirem incluídos na sociedade por meio do esporte. É um evento formativo que envolve toda a comunidade e que tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pelo tema. A inclusão deve ser uma bandeira de todos”, afirmou.

“Vamos discutir nesses dias por meio de cursos, debates, mesas-redondas e apresentação de trabalhos o tema principal que é a inclusão. Pensamos sempre quando estamos trabalhando com esse grupo que a partir dessas vivências e da discussão o acadêmico passe a olhar de uma maneira mais fácil o trabalho com uma pessoa com deficiência”, destacou a coordenadora do Proamde e do evento, professora Minervina Amorim.