Página inicial > Notícias > Egresso do curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa da Ufam é homenageado pelo governo do Japão

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O egresso do curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa e aluno do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ken Nishikido, foi homenageado no último dia três de novembro pelo governo do Japão.

Na última quinta-feira, dia três novembro, o governo japonês anunciou os condecorados do ‘Outono do 4º Ano da Era Reiwa’, sendo duas pessoas da jurisdição deste Consulado-Geral (uma da categoria de condecoração aos japoneses e outra da categoria de condecoração aos estrangeiros).

O senhor Ken Nishikido, egresso da Ufam, recebeu o grau de condecoração da ‘Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata’ do governo japonês destinado a estrangeiros que desenvolvem atividades que contribuem com a divulgação da cultura japonesa pelo mundo. O senhor Nishikido é ex-presidente da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental onde liderou as atividades da Associação por sete mandatos durante 14 anos, o mais longo mandato da presidência da associação, dedicando-se no desenvolvimento e na integração da comunidade nikkei na região da Amazônia Ocidental. Exerceu também o cargo de presidente da Comissão Executiva das comemorações da Imigração Japonesa no Brasil e na Amazônia, conduzindo as celebrações para o seu sucesso.

Ainda, empenhou-se para impulsionar a comunidade nikkei da região e discutir as suas atividades futuras, além de ter interagido com as associações nipo-brasileiras e colônias japonesas da Amazônia Ocidental, contribuindo assim, para a continuidade e fortalecimento das atividades das respectivas entidades.

Além disso, desde 1986 até hoje, por 36 anos, atua como professor no curso de língua japonesa da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental, contribuindo também para a promoção da língua japonesa em Manaus. Empenhou-se incansavelmente para melhorar o ensino desta língua no referido curso, trabalhando vigorosamente para desenvolver os materiais didáticos e treinar os futuros professores de japonês. Assim, através de seus esforços, o curso cresceu e se consolidou, tornando-se um dos maiores cursos de ensino de língua japonesa administrados pelas entidades nikkei do Brasil e destacando-se como a principal instituição de ensino de língua japonesa da capital amazonense.