Página inicial > Notícias > Curso de Extensão em Defesa Nacional teve encerramento na sexta-feira, 21

Curso de Extensão em Defesa Nacional teve encerramento na sexta-feira, 21

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

Na última sexta-feira, 21 de outubro, aconteceu o encerramento do XXV Curso de Extensão em Defesa Nacional ocorrido no auditório Eulálio Chaves, Setor Sul do Campus Universitário. O curso que teve início na segunda-feira, 17, é resultado da parceria entre o Ministério da Defesa e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tem como público-alvo graduandos, pós-graduandos, professores, militares, sociedade civil e demais interessados na temática Defesa Nacional.

Durante a solenidade de encerramento, o coordenador local e representante da Ufam, professor Nelcioney José de Souza Araújo, agradeceu aos alunos que estavam acompanhando no formato presencial e on-line e todos os que estiveram envolvidos na realização do curso. “Esse é um momento ímpar, porque nunca tivemos acesso a tanto conhecimento sobre a Amazônia durante uma semana. Foi muito conhecimento e foi socializado a todos”, afirmou.

O curso que foi realizado pela primeira vez no Amazonas tem a perspectiva de mudar o pensamento sobre a defesa do país. Nesse sentido, o docente acredita que a partir da realização do curso, o Ministério da Defesa dá oportunidade para aproximação da Academia com as Forças Armadas, demonstrando que não há distinção em termos relacionais.  “A Universidade tem muito a contribuir na difusão de conhecimento sobre a Amazônia”, disse o docente que acredita que a Defesa Nacional é condição sine qua non para que os brasileiros tenham acesso as informações sobre a Amazônia.

Em seguida, o representando do Ministério da Defesa, o chefe da Assessoria de Estudos de Defesa, coronel Celso Bueno da Fonseca agradeceu a todos os palestrantes que proferiram durante a semana de curso, assim como os alunos que participaram em formato híbrido. Ele acredita que os participantes no formato presencial são formadores de opinião, fazendo a diferença no âmbito particular de cada um. Por outro lado, Fonseca acredita que os remotos propiciam uma dimensão nacional do curso, permitindo assim atingir um número maior de pessoas.