Consuni outorga título de Professor Emérito a Renato Tribuzy
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam
Na manhã desta quinta-feira, 20 de outubro, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Consuni/Ufam) realizou a solenidade de entrega do título de Professor Emérito ao docente do Instituto de Ciências Exatas (ICE), professor Renato de Azevedo Tribuzy. A cerimônia foi realizada, às 10h, no auditório da Faculdade de Direito, com transmissão online pelo Youtube. Professor Tribuzy possui uma larga experiência na docência universitária com 54 anos de atuação na Ufam.
Familiares, amigos e membros da comunidade universitária da Ufam prestigiaram a assembleia que concedeu o título ao professor do ICE. Presidindo a solenidade, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, discorreu em seu pronunciamento sobre a contribuição e influência não só do professor Renato Tribuzy, mas também de seu irmão e também docente da Casa, professor Ivan Tribuzy e a família Tribuzy por sua colaboração para o avanço da ciência na Ufam e no estado do Amazonas.
“Essa homenagem é justíssima, que o senhor recebe da nossa Instituição, a partir do nosso Departamento de Matemática, do Conselho Departamental e do Consuni. Os irmãos Tribuzy, a família Tribuzy, todos têm uma enorme contribuição na nossa Instituição. Todos têm um legado. A sua família tem um legado na nossa Instituição. E hoje, professor, há o reconhecimento à sua família, à sua pessoa, com esse título que o senhor acaba de receber. Então, essa é a nossa homenagem à sua família, a tudo o que o senhor fez e a tudo o que o senhor vai continuar fazendo porque Professor Emérito é eternidade, é para sempre. Então, agora, o seu nome estará mais do que nunca eternizado em nossa Instituição”, declarou o gestor.
O homenageado, professor Renato Tribuzy, em seu discurso, agradeceu a todos os colegas da Ufam que de alguma maneira contribuíram para que o seu nome fosse considerado digno do título outorgado a ele e ofereceu agradecimentos também a familiares e amigos que o apoiaram em sua carreira. “Agora, aos 76 anos, é inevitável que olhe para trás e me pergunte se meu trabalho foi de fato importante, se valeu a pena o esforço. E no processo da concessão desse título, eu vejo que inúmeras pessoas, a quem eu tenho na mais alta conta, digam que sim, que valeu a pena. Isso me deixa muito honrado e muito feliz”, disse.
Diretor da unidade acadêmica que por décadas foi a segunda casa do professor Renato Tribuzy, o professor Túlio Gadelha abordou em sua fala a satisfação do ICE em comemorar 50 anos de existência prestando homenagem a um professor que tanto fez para a história do Instituto. “É uma homenagem justa e a Ufam continua de portas abertas e o senhor com a sua grande contribuição ainda nos laureando com esses trabalhos, ainda continua contribuindo com a Ufam. Parabéns. Para o ICE, é uma honra tê-lo como professor”, expôs.
A aprovação do professor Tribuzy para Professor Emérito ocorreu na tarde da última quinta-feira, 15 de setembro, por unanimidade, em reunião online do Consuni. O processo teve origem no Departamento de Matemática do ICE e foi relatado pela Comissão Especial constituída pelas conselheiras: Iraildes Caldas Torres (IFCHS), Rozana de Medeiros Souza Galvão (ICB) e Vera Lúcia Imbiriba Bentes (ISB).
Trajetória
Renato de Azevedo Tribuzy, natural de Manaus/AM, nasceu em 1946, graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1968). Tem doutorado em Matemática no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA (1978) e Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 1981 e 1982. O professor Renato Tribuzy exerceu suas atividades de docência na Universidade Federal do Amazonas no período de 1969 a 2015 como docente do quadro efetivo nos Departamentos de Filosofia, Matemática e Estatística e Matemática.
Ao longo de sua brilhante carreira, o professor Renato recebeu a concessão do Título Honorífico de Professor Honoris Causa pela Universidade Federal do Acre, em 2019, e a concessão da Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Presidente da República no grau de Comendador, em 1995. Foi membro Associado do International Centre for Theoretical Physic (ICTP) localizado em Trieste, na Itália, no período de 1990 a 2005.
Atualmente é membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, desde 2009, sendo o único da área de Matemática da Região Norte. Mesmo aposentado, o professor Tribuzy continua vinculado à Ufam como docente voluntário nos programas de pós-graduação na área de Matemática com ênfase em Geometria Diferencial, particularmente, ao estudo da Geometria das Subvariedades.
Redes Sociais