Em alusão ao Outubro Rosa, Progesp promove momento voltado à saúde feminina
Pela manhã, evento foi realizado na sala de treinamento da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. À tarde, programação continua no Auditório do Programa Vida Ativa do Centro de Atenção Integral à Saúde do Servidor (Cais)
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
A Pró-reitoria de gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas promove nesta quinta-feira, 20, momento voltado ao cuidado com a saúde feminina, em alusão ao Outubro Rosa, campanha dedicada a conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
Coordenadora do evento, a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, administradora Tereza Cristina Borges Pinheiro, destaca a importância da programação. “É essencial promovermos esses espaços para manter nossa consciência em alerta. Às vezes, temos tantas ocupações que deixamos para depois os cuidados com nossa saúde. Temos que lembrar de cuidar da nossa vida, da nossa saúde e esse espaço é voltado a esse cuidado”, compartilhou a gestora.
Palestra
Palestrante do evento, a enfermeira Tatiana Castro, destacou os números do câncer de mama no Brasil durante sua apresentação e as formas de combate à doença. “O câncer de mama é a multiplicação incontrolável de células anormais. Depois do câncer de pele, o câncer de mama é o tipo mais comum e também o que mais causa mortes por câncer em mulheres. Em 2022, foram 66.280 casos novos. Em 2020, foram 17.825 mortes por câncer de mama em nosso país. Estamos aqui para reforçar a importância de hábitos saudáveis, como a realização de atividades físicas e adoção de uma alimentação saudável para combater o câncer de mama. Muitas mulheres cuidam da família inteira, do marido, dos filhos, e não cuida de si mesma, sendo que 28% dos casos de câncer podem ser evitados por hábitos saudáveis”, afirmou.
Fatores protetores
Ela também destacou os fatores protetores contra o câncer de mama. “Segundo o Ministério da Saúde, há redução de risco de câncer de mama com a amamentação e o maior número de filhos. A prática de atividade física também é outro fator protetor importante. Estudos recentes apontam que as atividades físicas devem ser realizadas cinco vezes por semana”.
Campanha necessária
Participante do evento, a servidora Kemely Lopes comentou que a iniciativa da Progesp impacta no autocuidado feminino. “Achei muito importante a iniciativa, pois ajuda as mulheres a refletirem sobre a sua saúde e o acesso às informações pode vir a ajudar colegas a alcançar diagnóstico precoce e, consequentemente, ter maior possibilidade de cura”, declarou.
Programação
À tarde, a partir das 14h, a programação continua no Auditório do Programa Vida Ativa do Centro de Atenção Integral à Saúde do Servidor (Cais).
registrado em:
Notícias
Redes Sociais