Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Jubileu de Ouro - Em sessão solene, Instituto Ciências Exatas (ICE) comemora 50 anos
Início do conteúdo da página

Jubileu de Ouro - Em sessão solene, Instituto Ciências Exatas (ICE) comemora 50 anos

Acessos: 1321

Na tarde da última terça-feira, 18 de outubro, em sessão solene, o Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam) comemorou o ‘Jubileu de Ouro’ da unidade. A solenidade, que comemorou os 50 anos do ICE, ocorreu no auditório Rio Amazonas e fez homenagens aos servidores e estudantes que tiveram e têm papel significativo na construção e consolidação do Instituto. Houve, ainda, a abertura da ‘IX Semana de Ciência e Tecnologia do ICE’.

De acordo com o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o ICE é um Instituto com grande tradição na Ufam e tem um papel estratégico na Instituição. “É uma alegria estarmos aqui com os professores fundadores dos cursos, além dos docentes, discentes e técnico-administrativos que fazem o ICE. Ao comemorar os 50 anos, podemos fazer uma viagem no tempo e presenciar, por meio dos docentes presentes, a memória viva do ICE”, destacou.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas, professor Túlio de Orleans Gadelha Costa, destacou a presença dos ex-diretores do Instituto na solenidade. “O ICE possui 10 cursos de graduação, cinco Programas de Pós-Graduação, com oito cursos, e um Programa envolvendo o Ifam. O ICE caminha, durante esses 50 anos, para a consolidação da área de Ciências Exatas no Amazonas. Já formamos mais de 4000 alunos e temos um quadro invejável não só de docentes, mas também de técnico-administrativos”, ressaltou.   

Fizeram parte da mesa de honra o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga; o ex-reitor Hidembergue Ordozgoith da Frota; o representante do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Luiz Herval; o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), professor Túlio De Orleans Gadelha Costa; o coordenador da IX Semana de Ciência e Tecnologia do ICE, professor Alisson Meza Novais; o representante dos chefes de Departamento, professor Paulo Rogério Da Costa Couceiro; o representante dos coordenadores de curso de Graduação, professor Domingos Anselmo Moura Da Silva; a representante dos coordenadores de curso de Pós-Graduação,  professora Angsula Ghosh; representante dos técnico-administrativos em Educação, servidor Alisson Carlos Gomes De Freitas; representante discente, Rita Carolaine Arruda Müller. 

Solenidade

Durante a cerimônia, o ex-diretor do ICE, o docente Raimundo Ribeiro Passos, fez a leitura do prefácio do livro que conta a trajetória, desafios e perspectivas do Instituto. “O livro, escrito por vários docentes, retrata os 50 anos do ICE e as contribuições do Instituto para a Amazônia com um todo e também para a Universidade”, destacou.

A história do Instituto pode ser acompanhada AQUI

O representante do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Luiz Herval, enfatizou que a Ufam tem portas abertas na Sedecti. “Só em Manaus, na área de Tecnologia de Comunicação e Informação, temos mais de 600 vagas ociosas. Precisamos intensificar essa ponte entre as demandas do Estado e a Ufam, que forma alunos com excelência, para esse mercado”, disse. 

Representando os técnico- administrativos em Educação, o servidor Alisson Carlos Gomes De Freitas, agradeceu a oportunidade de representar a categoria e relembrou o papel do técnico-administrativo na construção do Instituto. “No ICE nós temos um corpo técnico muito motivado, qualificado e voltado para o bom atendimento à comunidade acadêmica”, disse.    

De acordo com representante dos coordenadores de curso de Graduação, professor Domingos Anselmo Moura Da Silva, a solenidade reuniu uma plateia ilustre. “Muito bom encontrar quem fez e faz parte da história desse Instituto nesta plateia. São personalidades que tiveram um papel fundamental na educação do Amazonas”, destacou.

A professora Angsula Ghosh, representante dos coordenadores de curso de Pós-Graduação, fez um apanhado da Pós-Graduação do ICE. “A Pós-Graduação sempre foi um forte pilar do ICE, desde 1994. São mais de 700 egressos em universidades, empresas e servindo a sociedade. Ao todo, são mais de 130 professores participando dos Programas de Pós-Graduação distribuídos em oito cursos de mestrado e doutorado”, relembrou.  

Para o representante das chefias dos Departamentos do ICE, professor Paulo Rogério da Costa Couceiro, é emocionante relembrar e homenagear aqueles que fizeram tanto pelo Instituto. “O ICE, nestes 50 anos, cresceu. Nesse processo, aprendi muito com vários professores que estão aqui nesta plateia. Antes, nós éramos voltados, sobretudo, para o Ensino e ao longo desses anos direcionamos nossos trabalhos também para a Pesquisa e Extensão”, disse.  

A cerimônia também teve a apresentação musical do diretor da Faculdade de Artes, João Gustavo Kienen, com as obras de Arnaldo Rebello e Altino Pimenta.  

Palestra de Abertura

O ex-reitor e professor Hidembergue Ordozgoith da Frota, proferiu a palestra de abertura “Recortes do Desenvolvimento da Ciência no Amazonas”. Na oportunidade, o docente tratou  da herança dos colonizadores, da primeira expedição científica na Amazônia, da herança do conhecimento tradicional, dos cientistas pioneiros no Amazonas e das Instituições Científicas.     

 IX Semana de Ciências e Tecnologia do ICE

Segundo o coordenador da IX Semana de Ciências e Tecnologia do ICE, professor Alisson Meza Novais, o evento tem como tema "50 anos do ICE/Ufam: Cinco décadas de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado do Amazonas", e une os cursos de Estatística, Geologia, Física, Matemática, Química. “É um evento gratuito direcionado a alunos de graduação, pós-graduação, alunos do Ensino Básico, professores e pesquisadores do Amazonas. A Semana cria um ambiente de reflexão sobre o Ensino de Ciências Exatas e na nona edição é constituída pela apresentação de 64 trabalhos científicos, palestras, oficinas, mesas redondas, minicursos, exposições e atividades direcionadas ao Ensino Básico”, destacou.

A presidente da Coltan, Empresa Júnior da Geologia, discente Rita Carolaine Arruda Müller, agradeceu a oportunidade de representar os discentes do ICE e lembrou da relevância da nona edição da Semana de Ciência e Tecnologia do ICE para os estudantes de Exatas. “Eventos como esse ampliam o nosso horizonte de conhecimento, além de aproximar os profissionais da academia. É durante a Semana que temos a oportunidade de caminhar entre as diversas áreas das Ciências Exatas”, finalizou.     

 Confira imagens do evento:

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página