Página inicial > Notícias > 39ª Semana de Estatística e I Workshop de Métodos Estatísticos reúnem a comunidade acadêmica e é considerado o maior evento na área

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

Na sua trigésima nona edição, a Semana de Estatística e o I Workshop de Métodos Estatísticos apresentam o tema 'O Papel da Estatística na Ciência de Dados', que teve abertura oficial na manhã desta terça-feira, 18, no auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/Ufam). O reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a sessão de abertura, acompanhado pelo coordenador do evento, professor Jhonnata Bezerra de Carvalho. A semana se estende até 21 de outubro de 2022.

Acesse o link da programação

Na ocasião, o reitor, professor Sylvio Puga, saudou as autoridades que compuseram a mesa de honra, parabenizando a coordenação do evento. No primeiro momento de seu pronunciamento, Sylvio Puga chama a atenção quanto a longevidade do evento que alcança sua trigésima nona edição, em que reúne toda a comunidade acadêmica do curso de Estatística. Ele acredita que a Universidade se constrói a partir do esforço coletivo, e faz uma analogia que quando um atleta participa de uma corrida de revezamento, passa o bastão para outro atleta até completar o percurso. E, é nessa comparação que disse:

“Professores que estão nesta mesa de honra foram alunos daqueles fundadores do curso e, um dia virão outros da segunda geração. E, é assim que a Ufam se renova a cada momento”, acrescentou o reitor que disse ainda, estar feliz pelo momento de congratulação, parabenizando alunos e coordenadores do evento.

O coordenador do evento, professor Jhonnata Bezerra de Carvalho, disse que no início da organização do evento parecia ser muito difícil de realizar, no entanto, com o trabalho em equipe, tudo transcorreu com mais facilidade. Ele agradeceu a todos os membros da Comissão Organizadora e membros externos que foram fundamentais na construção efetiva do evento.

A vice-coordenadora do curso de Estatística, professora Themis da Costa Abensur Leão, acredita que o evento vem estabelecer uma interação dos estudantes de graduação, em que o Departamento de Estatística elaborou com carinho, pensando no estudante. O evento que na sua programação está composta por convidados de outras instituições, a professora disse que também os professores da Instituição estão envolvidos na programação, mostrando toda a produção cientifica da Universidade.

A vice-chefe de Departamento, professora Jocely Nascimento Lopes, agradeceu a oportunidade de a comunidade acadêmica está presente de maneira física, pois, depois de dois anos afastada, por conta da Covid-19, acredita que o momento é de agradecimentos.

Palestra de abertura

Intitulada “Teste de bondade de ajuste para a distribuição Watson complexo na análise estatísticas de formas”, a palestra de abertura foi proferida pelo professor Jhonnata Bezerra de Carvalho, cujo objetivo principal é analisar a imagem, visando a distribuição de probabilidade que modelem, algumas características geométricas de objetos. Segundo ele, existem algumas aplicações na área de biologia como a avaliação comparativa craniana de gorilas que, por sua vez apresentam marcos anatômicos que são identificados e registrados no plano cartesiano, transformando-os em números, associando-os a distribuição de probabilidade, com fins estatísticos.

Segundo o professor, esse método estatístico pode ser utilizado na área médica. “Existe uma aplicação interessante que identifica a esquizofrenia em paciente que quando é retirado a imagem de ressonância magnética, pela qual o médico consegui captar os pontos, comparando-os, possibilitando a identificação da esquizofrenia ou não no paciente”, expôs Jhonnata Carvalho.