Página inicial > Notícias > Professoras da Ufam são homenageadas em sessão solene na Câmara Municipal de Manaus

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

As professoras da Universidade Federal do Amazonas Helenires Queiroz de Souza e Valéria Augusta Weigel foram homenageadas na última sexta-feira, 14, em sessão solene na Câmara Municipal de Manaus com o diploma de ‘Honra ao Mérito’ em razão dos relevantes serviços em defesa dos animais que as docentes promovem.

Na última sexta-feira, dia 14, em sessão solene na Câmara Municipal de Manaus, proposta pelo vereador Professor Samuel, as docentes Helenires Queiroz de Souza, do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/Ufam), e Valéria Augusta Weigel, da Faculdade de Educação, foram homenageadas com o recebimento do diploma de ‘Honra ao Mérito’ pela atuação de ambas na defesa dos animais.

A sessão solene ocorreu em alusão ao dia do ‘Protetor de Animais’ instituído no município por meio da lei nº 2734/2021 de autoria do vereador. Foram convidados representantes dos órgãos que dentro de suas esferas desenvolvem um trabalho de proteção aos animais, as ONGs e protetores independentes.

O dia do ‘Protetor de Animais’ faz alusão ao “Dia Mundial dos Animais’ e a São Francisco de Assis que ao longo dos séculos foi admirado por seu voto de pobreza, humildade, liberdade religiosa, além da grande bondade com todos os seres vivos, em especial os animais.

“A atuação desses protetores promove a conscientização e a educação acerca da responsabilidade de toda a sociedade para com os animais. São essas pessoas que lutam diariamente para que eles tenham suas necessidades e direitos atendidos, desde os mais básicos até o reconhecimento de que são seres sencientes e sujeitos de direitos”, afirmou o vereador Professor Samuel.

Fiquei lisonjeada pela homenagem e estimulada para continuar o trabalho em defesa dos animais. No momento estou desenvolvendo um projeto PACE chamado ECO PET Soluções ambientais, o qual tem como objetivo desenvolver soluções sustentáveis, por meio da reciclagem de tampinhas plásticas, que contribuam em benefício de causas sociais como os animais abandonados. O projeto irá coletar as tampinhas plásticas para vender e o recurso será destinado à compra de rações, remédios e castrações de animais carentes. Hoje é o início do período letivo da Ufam e vou convidar estudantes para participar da equipe”, destacou a professora Helenires Queiroz.