Página inicial > Notícias > Sistema de Bibliotecas da Ufam realiza I Workshop de Resultados

Sistema de Bibliotecas da Ufam realiza I Workshop de Resultados

Acessos: 1037

Durante a solenidade de abertura, a diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade, Rosenira Isabel de Oliveira, afirmou que o evento tem o propósito de compartilhar as ações inovadoras que o Sistebib realiza na Ufam, em parceria com outras instituições

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (Sistebib/ Ufam) promove, nos dias 13 e 14 de outubro, o I Workshop de Resultados, voltado a divulgar conquistas, como a expansão física de bibliotecas setoriais e os projetos futuros das unidades que compõem o Sistebib Ufam.

Durante a solenidade de abertura, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou a construção da Biblioteca do Setor Sul.  “Quero, primeiramente, dizer que é uma grande satisfação estar aqui com vocês nesta manhã. Vamos avaliar resultados, constatar onde erramos, onde avançamos e é assim que funcionam os processos decisórios. Quando eu era aluno, eu e meus colegas demandávamos uma biblioteca adequada. Como reitor, tive a oportunidade de priorizar a construção da Biblioteca do Setor Sul, a poucos metros deste local. E posso dizer, com orgulho, quando terminar meu mandato, o que fiz para melhorar a Universidade é que deixei uma biblioteca própria, permanente, projetada para a finalidade biblioteca. Mas minha luta não acabou aí. Estamos lutando pra construir a Biblioteca Norte, no mesmo molde da Biblioteca Sul. É um compromisso nosso com a comunidade. Posso até não inaugurar, mas ela estará em construção”, discursou.

Ele também afirmou que os trabalhos desenvolvidos pelos bibliotecários da Universidade tiveram impacto direto em resultados junto à Capes. “Muitas vezes o trabalho de vocês é silencioso, mas fundamental para as avaliações da Capes. Dez programas de pós-graduação saíram da nota três para a nota 4. Sem o trabalho de vocês, seria impossível alcançar esse resultado tão expressivo.Parabéns a todos. O Sistebib é um orgulho pra nós”, elogiou o reitor.

Credenciamento junto ao Capda

A diretora do Sistema de Bibliotecas, Rosenira Isabel de Oliveira, destacou o credenciamento junto ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) para tornar a biblioteca autônoma na busca de recursos e a aprovação do primeiro projeto de Extensão na história da Biblioteca.  “Além das ações que serão apresentadas durante este Workshop pelos servidores da biblioteca, quero destacar que pleiteamos o credenciamento junto ao Capda, na Suframa, um credenciamento que vai tornar a biblioteca autônoma na busca de recursos junto às empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus que possuem os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus. Nesta atividade, trabalhamos em parceria com a pró-reitora de Inovação Tecnológica, que é bibliotecária, já trabalhou na Biblioteca e agora faz um trabalho maravilhoso na Protec. Outra atividade que destaco é a aprovação do primeiro projeto de Extensão na história da biblioteca, o que contribui para elevar os indicadores da Ufam”, declarou a gestora.

Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

Ela também ressaltou que as apresentações tornam as ações de todos os partícipes do Sistebib Ufam conhecidas, o que  fortalece o sistema, além de viabilizar a produção de artigos e relatos de experiência que podem ser apresentados em seminários nacionais. “Depois das apresentações, vamos fazer grupos de trabalho para transformar os resultados em produções científicas, para submeter ao Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias que acontecerá em Florianópolis em 2023”, concluiu a diretora.

Projetos futuros

Entre os projetos futuros do Sistebib Ufam estão: a implantação da plataforma Lições Aprendidas no dia a dia de trabalho; a ampliação do sistema de autoempréstimo e autodevolução dos livros; a expansão do Programa de Treinamento de Usuários; a ampliação da difusão dos recursos eletrônicos, como as redes sociais; a elaboração de parcerias com empresas privadas, além da ampliação do Acervo digital.