Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > PROFCIAMB lança livro intitulado “Ensino das Ciências Ambientais na Educação Básica”
Início do conteúdo da página

PROFCIAMB lança livro intitulado “Ensino das Ciências Ambientais na Educação Básica”

Acessos: 2054

Os interessados em temas como práticas pedagógicas, conteúdos disciplinares, projetos experimentais, discussões teóricas, dificuldades e enfrentamentos e/ou ações exitosas para a abordagem das Ciências Ambientais no Ensino Básico, agora, contam com o livro “Ensino das Ciências Ambientais na Educação Básica”. A publicação está disponível online e é vinculada ao Programa de Mestrado Profissional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) - Associada Universidade Federal do Amazonas (Ufam) .

 Acesse o livro na íntegra AQUI

Com o selo da Editora da UFAM (EDUA) e financiamento do edital publicado na Resolução N. 008/2021 - POSGRAD 2021 - Coordenador/Auxílio Financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), o livro traz diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sob o olhar da transversalidade do Ensino das Ciências Ambientais e pode apontar caminhos para uma educação mais inclusiva, contextualizada. 

“Na oportunidade, gostaríamos de agradecer aos professores que fizeram parte do Comitê Editorial, pela generosidade em contribuir com o aprimoramento dos artigos que compõem este Livro-coletânea”, destacaram os organizadores da publicação Kátia Viana Cavalcante, Daniel Felipe de Oliveira Gentil e Lúcia Helena Pinheiro Martins.  

 Livro

É composto por onze artigos: 1. Água: até quando a teremos de forma potável? 2. O jogo de tabuleiro “Na Trilha das Águas” como estratégia didático-pedagógica transdisciplinar. 3. Software livre e inteligência artificial para melhoria da práxis docentes no ensino das Ciências Ambientais. 4. A dimensão ambiental na educação: da contextualização no ensino à construção de uma tecnologia móvel chamada Ecopr@ia. 5. Multifuncionalidade do Mirante das Mangueiras: sequência didática interdisciplinar. 6. Instrumentos de avaliação em atividades de campo para o ensino das Ciências Ambientais na educação de jovens e adultos. 7. Unidades de Conservação como espaços educadores não formais para práticas de Educação Ambiental Naturalista. 8. Mureru: agricultura sobre as águas. 9. Kit didático Viva: visibilizando os saberes locais na construção do conhecimento. 10. A abordagem das Ciências Ambientais na educação básica por meio das geotecnologias. 11. Os sentidos do silêncio do termo Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular.

registrado em:
Fim do conteúdo da página