Página inicial > Notícias > Discentes do PPG em Engenharia de Produção participam de visita técnica em empresa de eletrodomésticos

Acessos: 743

Ao todo 21 discentes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Amazonas (PPGEP/Ufam) participaram da visita técnica junto a empresa Multinacional Midea Carrier, localizada na Avenida Torquato Tapajós, 7503, Tarumã. A visita técnica da 26ª turma do PPGEP ocorreu na última terça-feira, 27.

Coordenada pelo professor Sandro Breval, a visita técnica teve o acompanhamento do gerente da fábrica, senhor Clóvis Leite, que na oportunidade apresentou o histórico da empresa, as inovações tecnológicas, os projetos de automação, projetos estratégicos em andamento e outros que ainda serão implementados.

Após a explicação teórica, o gerente e sua equipe técnica apresentaram todo o processo de linha de montagem, etapas intrínsecas do processo produtivo que engloba o ciclo de produção, logística interna, etapas de fabricação dos produtos, testes variados, além do tempo total para a fabricação e montagem dos produtos.

Na ocasião, Breval afirmou que as visitas técnicas evidenciam a importância do estreitamento entre a academia e a indústria, pois trazem inúmeras vantagens ao processo de ensino-aprendizagem. “Os alunos conseguem vivenciar as tecnologias e aplicações na planta fabril permitindo maior efetividade da disciplina”, disse.

Segundo o coordenador do PPGEP, professor Marcelo Albuquerque, a aproximação dos discentes com as atividades práticas serão cada vez mais constantes, a partir de visitas técnicas, os quais irão compreender todo o processo de fabricação de um produto. Diante disso, o coordenador reiterou ainda que eventos dessa magnitude estão em andamento para alunos e profissionais da área de engenharia de produção, em que serão discutidos perspectivas, oportunidades e tecnologias emergentes na Engenharia de Produção.

Segundo o mestrando Agnus Dei Melo “é muito interessante o contato com a área de produção, ver de perto todas as etapas de fabricação de um produto, as tecnologias utilizadas e o alto investimento que a indústria faz para entregar produtos cada vez melhores aos consumidores.”

Sobre a empresa

A Midea Carrier é fruto da união de duas gigantes mundiais do mercado: a Midea, líder em produção de eletrodomésticos e a Carrier, líder em climatização e fundada pelo inventor do ar-condicionado – Willis Carrier. Em 2011, as duas empresas formaram uma joint venture para produzir e distribuir produtos no Brasil, Argentina e Chile,  tornando-se assim a maior fabricante de equipamentos de climatização da América Latina. São três fábricas – duas no Brasil e uma na Argentina – e mais de 3,5 mil colaboradores. Nos últimos dois anos, a Midea Carrier vendeu mais de 3 milhões de equipamentos em todo Brasil.

No Brasil, o grupo é detentor das marcas Carrier, Midea, Springer, Toshiba (direito de distribuição de ar-condicionados) e Comfee, que oferecem um amplo portfólio de produtos para atender as necessidades comerciais e residenciais dos consumidores brasileiros. A empresa conta com um centro de engenharia e pesquisa, responsável pelo lançamento de novas tecnologias que tornam os produtos das marcas Midea Carrier cada vez mais inovadores, eficientes, econômicos e ambientalmente sustentáveis.