Página inicial > Notícias > Sudam reafirma compromisso em contribuir com o fortalecimento da Rhisa na Amazônia

Acessos: 1056

A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) reafirmou o compromisso de somar esforços em prol do fortalecimento da Rede de Recursos Humanos e Inteligência para a Sustentabilidade da Amazônia (Rhisa) nos Estados da Região Norte.

A iniciativa ocorreu na tarde desta quarta-feira, 21 de setembro, durante reunião entre a coordenação-geral da Rhisa, diretoria do Instituto Acariquara e o coordenador-geral da Coordenação de Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável da autarquia, Gilson Celso Chagas Júnior.

No encontro, o representante da Sudam conheceu o funcionamento da plataforma da Rede Rhisa e os avanços da ferramenta que vem promovendo a conectividade entre os diversos públicos que atuam promovendo Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia.

O coordenador-geral da Rhisa, professor Henrique Pereira, disse que a reunião foi positiva e sinalizou com a possibilidade da autarquia firmar acordo de cooperação técnica visando o desenvolvimento de soluções que possam atender a demanda da Sudam, sobretudo que contemple os projetos de P,D & I concluídos a partir de aporte da Superintendência como também daqueles que ainda estão em fase de execução.

“O desenvolvimento dessa solução seria capitaneado pelo Instituto Acariquara e esse banco de dados passaria a compor um novo módulo da Rhisa, por exemplo. Vamos aguardar a deliberação do assunto por parte da alta cúpula da Sudam, mas estamos bem otimistas quanto a realização desse trabalho que contribuirá diretamente para a robustez da Rhisa”, afirmou Henrique.

Gilson afirmou que a Sudam reconhece a Rhisa como um serviço público de utilidade para o desenvolvimento científico e tecnológico da região amazônica.

Henrique sugeriu que em virtude da capilaridade da Superintendência, a autarquia poderia atuar na articulação das secretarias de Estado voltadas à Ciência, Tecnologia e Inovação e as fundações de amparo para que pudessem somar com a implementação de um banco de dados inédito que concentraria todos os projetos de PD&I da Amazônia.

A Rede Rhisa é uma iniciativa implementada pelo Instituto Acariquara com a cooperação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e aporte financeiro do Instituto Clima e Sociedade (ICS).

Atualmente, a Rhisa já possui mais de cem mil cadastros de pesquisadores, Institutos de Ciência e Tecnologia, além de cooperativas e associações do terceiro setor que atuam no fomento da economia e desenvolvimento de tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Além da plataforma, a Rhisa possui uma agência de notícias voltada exclusivamente à promoção da divulgação das iniciativas de CT&I, funcionando com uma grande vitrine para a PD&I da Amazônia.