Página inicial > Notícias > Estudantes de Arquitetura têm projeto premiado em concurso nacional

Estudantes de Arquitetura têm projeto premiado em concurso nacional

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

Estudantes do curso de Arquitetura da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas ficaram na segunda  colocação em concurso para estudantes de Arquitetura promovido pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) com um projeto de um terminal pesqueiro em Manaus.

Os professores Caren Michels (curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufam) e Wagner Queiroz Silva (da Engenharia Civil/Ufam) são os orientadores da equipe formada por estudantes do curso de Arquitetura da Ufam que a poucos dias do encerramento da inscrição da 15ª edição do concurso, cujo tema era: "Indústria, Inovação e Infraestrutura", conseguiram elaborar o projeto de um terminal pesqueiro e ficaram em segundo lugar no concurso.

Ao todo 70 equipes representando 13 estados brasileiros: Amazonas, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Tocantins concorreram e 33 faculdades de Arquitetura. Dos trabalhos recebidos houve uma avaliação, sendo 36 selecionados para a avaliação final.

“Ficamos felizes com o resultado da colocação e por representar a Universidade Federal do Amazonas. Esta é a primeira vez que a Ufam está numa das colocações das edições dos concursos realizados pelo CBCA. Nesse período aprendemos bastante sobre a utilização das estruturas metálicas, desde a concepção inicial do projeto de Arquitetura. Essa, com certeza, foi uma experiência importante em nossa trajetória acadêmica, que levaremos para a vida profissional. Esse projeto foi resultado das ideias e do trabalho de todas as pessoas da equipe”, afirmou a estudante Glória Aquino.

Também explicou as dificuldades para elaborar o projeto e a felicidade da conquista do segundo melhor projeto do concurso. “Foi uma correria para elaborar o projeto. Começamos a nos movimentar efetivamente no dia 14 de julho, dia em que toda a equipe se reuniu (e que alguns se conheceram) e somente nesse dia definimos a ideia do projeto. O concurso estava aberto desde março de 2022, mas soubemos do edital perto do final das inscrições. O prazo final de envio do projeto era 14 de agosto. Então, nossa loucura foi de topar fazermos tudo em quatro semanas, mas tendo que dividir nosso tempo com disciplinas do curso, trabalho/estágio e responsabilidades pessoais de cada um. Propomos um terminal pesqueiro interligado à Indústria de processamento e comercialização do pescado em Manaus. Então, essa 2ª colocação foi muito celebrada! Em alguns momentos deu medo de não conseguirmos finalizar e enviar o projeto, mas conseguimos. Deu tudo certo”, concluiu.