Página inicial > Notícias > Disciplina Produção Textual para Meios Impressos do curso de Relações Públicas promove lançamento de revista ‘RPlay’

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom/foto: Juscelino Simões.

Turma do 4º período da disciplina Produção Textual para Meios Impressos (turma 1) do curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam) promoveu nesta quarta-feira, 21, o lançamento da revista ‘RPlay’, produzida e editada pelos discentes da disciplina, com a coordenação da docente Célia Carvalho (professora que ministra a disciplina), com o tema geral sobre Relações Públicas utilizando linguagem relacionada a música.

A revista ‘RPlay’, produzida pelos estudantes da disciplina Produção Textual para Meios Impressos do curso de Relações Públicas da FIC, foi apresentada na manhã desta quarta-feira, dia 21, no auditório da FIC, no setor Norte do Campus Universitário. Os 14 discentes produziram, a partir do tema Relações Públicas usando linguagem musical, cerca de 26 colunas e 55 páginas relacionadas aos mais diversos conteúdos onde utilizam linguagem musical para descrever trajetórias de profissionais de RP, de eventos, carreiras musicais, projetos, entrevistas, entre outros assuntos. O tema musical retrata os anos 2000 e a vivência cultural da época. As páginas foram diagramadas com fontes, cores, ícones, fotos, traços, sempre entremeados com o tema musical.

“A ideia da revista é para por em prática o aprendizado em sala de aula. Além da revista eles compõem textos para outras publicações como: o Jornal Mural Expresso e o Semanário Diário Estudantil. É importante porque o aluno realiza a prática de tudo que ele aprendeu na sala de aula na disciplina”, afirmou a docente Célia Carvalho.

A estudante do 4º período da disciplina Produção Textual para Meios Impressos, Jacqueline Oliveira, disse que a revista é feita anualmente e por conta da pandemia a última edição foi publicada em 2020 e por conta justamente da volta de shows e festas inspirou o tema da revista. “A revista é feita anualmente como projeto final da matéria de Produção Textual para Meios Impressos, mas por conta da pandemia a última ocorreu em 2020. Agora com a diminuição de casos e por conta da volta de shows, festas, festivais com a presença de público, aulas presenciais, nos inspirou para a escolha do tema. Tem tudo a ver com o planejamento de eventos, Relações Públicas, entre outros. Foi um desafio mesclar a linguagem de música com o nosso texto, mas foi gratificante fazer”, afirmou.

O coordenador do curso de Relações Públicas da FIC, Israel Rocha, destacou que a atividade já é tradicional da disciplina de Produção Textual para Meios Impressos e que marca o fechamento de uma disciplina prática. “Todo semestre realizamos essa atividade. Já é tradicional a atividade e marca o fechamento da parte prática da disciplina que agrega certas práticas pedagógicas que melhoram a produção da escrita para os alunos, mas inúmeras outras também. Contribui muito para a formação do aluno, formação de alunos de vários anos”, destacou.