Página inicial > Notícias > Ufam confere outorga de grau a novos profissionais em Biologia, modalidade EAD - Polo Mucajaí/RR

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom/Ufam

Ao todo 21 formandos participaram da cerimônia de outorga de grau do curso de Licenciatura em Biologia modalidade EAD – Polo Mucajaí/RR, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/Ufam), em parceria com o Centro de Educação a Distância (CED) do primeiro semestre de 2022, ocorrido por videoconferência, na tarde de terça-feira, 13 de setembro de 2022, na sala de Reunião da Reitoria, Setor Norte do Campus Universitário.

A sessão de formatura foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, acompanhado pelo vice-diretor do Instituto de Ciências Biológicas, José Fernando Marques Barcelos.  O diretor do CED, professor João Vitor Figueredo Cardoso Rodrigues, a paraninfa da turma e coordenadora do curso, professora Yeda Maria Boaventura Corrêa Arruda, a homenageada com o nome da turma, professora Lúcia Tereza Tapajós Makarem, a patronesse da turma, professora Greice de Lourdes Cardoso, participaram da mesa de honra a distância.

Em pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, disse que o ato de formar é um momento máximo que somente corresponde a alegria de ingresso na Universidade via processos seletivos, no entanto, a alegria presente é materializada nesse momento. Puga acrescentou que a turma em questão tem sua especificidade, primeiro por se trata de uma turma EaD; segundo, pois houve a reinvenção na formação acadêmica. Por conta disso, Puga acredita que a mesma é vencedora nesse processo, pois, o contato com outra linguagem, permitiu experienciar de maneira on-line um novo processo de aprendizagem.

O reitor dá importância do CED que cerca de 17 anos vem desenvolvendo atividades de aprendizagem não somente ao estado do Amazonas, mas em outros regiões do Brasil.  Diante dessa circunstância, Puga acredita também que a Universidade leva conhecimento ao estado irmão (Roraima) com a mesma ética, competência e qualidade. No momento, ele parabeniza o vice-diretor do ICB, professor José Fernando Barcellos pela boa gerência na condução das atividades e reconhece o comprometimento dos professores do ICB-EaD, por levar ensino de qualidade e denomina a docência como uma “profissão de fé”, na certeza que se pode fazer mais enquanto educadores, superando as fronteiras físicas, levando conhecimento onde é necessário.

“A partir de agora, vocês escreveram seus nomes na Universidade” disse Sylvio Puga que acredita que onde estiverem, levarão o nome da Instituição.  Isso é motivo de orgulho sim, porque nós estaremos aqui para recebê-los, sempre com carinho, sempre com braços abertos, sempre quando necessário, porque vocês, a partir de agora,  são egressos da Universidade Federal do Amazonas, uma Universidade secular, que está inserida na Amazônia, e que tem como missão levar o conhecimento para toda nossa Região, para todo o nosso Brasil”, expôs Sylvio Puga.

O titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), professor David Lopes, inicia sua fala, baseado no autor Brentano Russo, o qual conceitua a Felicidade. “Cada uma, cada um, no seu coração hoje, pode criar o seu. Felicidade por ter conquistado a oportunidade de cursarem uma Universidade Pública e gratuita, lá em Mucajaí! Numa Universidade que é centenária de qualidade, e que hoje, apesar dos obstáculos, pandemia e distância, superaram todos os desafios”, disse o pró-reitor, professor David Lopes.

O vice-diretor do ICB, professor José Fernando Barcellos, enfatiza quanto a transferência da prática pedagógica desenvolvida no ICB ao Polo Mucajaí/RR, considerado difícil, pois, a oferta de serviços não era as mesmas ofertados na Sede. Apesar dos perrengues, a conquista dor uma nova profissão permitirá desenvolver atividades nessa área de conhecimento, muito escasso na região.   Agora, egressos da Ufam, o professor entende que a parceria deve ser importante nesse processo, pois quando precisarem é só chamar à Ufam, completou.

O diretor do CED, professor João Vitor Rodrigues, disse que depois de anos desafiadores, o qual inclui a pandemia, acredita que foi difícil concluir a graduação. Rodrigues acredita que a outorga de grau é a primeira conquista de muitas que virão daqui pra frente. A colação de grau especial é um momento de alegria e orgulho. “Culminância de todo o tralho, de toda a dedicação realizada nos últimos anos, e a certeza de que tudo valeu a pena”, concluiu.

Lista dos formandos do Curso de Ciências Biológicas:

1. ADRIANA PEREIRA DE ALMEIDA
  2. ALESSANDRA ALVES PIMENTA