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Evento debate internacionalização da pós-graduação na Ufam

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Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam (Propesp) realizou nesta quarta-feira, 14, a abertura do workshop ‘Internacionalização da Pós-Graduação na Amazônia e a ampliação da participação da Ufam’. A professora Concepta McManus, da Universidade de Brasília palestrou sobre o assunto.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas, Selma Baçal, presidiu a mesa solene de abertura do workshop intitulado ‘Internacionalização da Pós-Graduação na Amazônia e a ampliação da participação da Ufam’, no auditório Rio Alalau, na Faculdade de Educação da Ufam. Também participaram da composição da mesa de abertura a palestrante do workshop, professora Concepta Margaret McManus Pimentel, a diretora do Departamento de Avaliação da Propesp, professora Adriana Malheiros, o chefe do Departamento de Pesquisa da Propesp, professor Jamal Chaar, e a diretora do Departamento de Relações Interinstitucionais da Propesp, professora Maria Rita Santos. 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação promoveu o evento com o intuito de elaborar, por meio do debate e, a partir da explanação da palestrante, caminhos para a construção de um planejamento voltado para a internacionalização dos programas de pós-graduação da Ufam. Alguns programas já apresentam iniciativas direcionadas para a internacionalização, mas é necessário avançar muito mais. O evento é uma iniciativa na construção de um planejamento para todos os programas e com isso atingir uma avaliação melhor. A iniciativa tem o objetivo de estimular o público participante a elaborar estratégias para que a pós-graduação da Ufam tenha sua presença junto à comunidade científica internacional fortalecida.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Selma Baçal, afirmou que a Propesp está trabalhando na atualização do plano de internacionalização dos programas de pós-graduação. “Nós da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação estamos trabalhando nosso planejamento, dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional, para atualizar o plano de internacionalização dos programas de pós-graduação. Temos uma parceria com a professora Concepta McManus da UnB que está colaborando com a atualização do nosso plano de internacionalização da pós-graduação. É importante nesse momento porque a avaliação quadrienal referente à 2017/2020 foi publicada pela Capes. Já estávamos traçando nosso objetivo nesse próximo quadriênio de impulsionar a internacionalização da pós-graduação e então estamos trabalhando nesse sentido que vai trazer um diferencial nesse momento de crescimento”, afirmou.             

“A internacionalização do Ensino Superior tem sido destaque nas agendas de diversos países, proposta recorrente nos discursos de políticas públicas e cooperação internacional nas áreas de educação e da ciência e tecnologia, dentre outras. Sou doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufam e a minha tese é sobre a internacionalização do Ensino Superior com o foco na Ufam. O workshop focando nesta temática é uma oportunidade de capacitação e fomento de diálogos para a articulação e consolidação de um plano institucional de internacionalização promovendo os nossos saberes locais e a integração das esferas internacional, intercultural e/ou global.  Dito isso, a importância da Ufam em buscar a via da internacionalização para desenvolvimento acadêmico e qualidade científica é primordial para uma Universidade que almeja se destacar a nível local, nacional e internacional no campo da educação superior e no desenvolvimento científico e tecnológico”, afirmou a doutoranda, Gabriella Nobre.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, professor Nelson Noronha, destacou que a palestra da professora renova a vontade dos programas de participarem do processo de internacionalização e, do ponto de vista prático, fornece informações sobre as redes que se formam, sobre procedimentos, entre outras. “A palestra renova a vontade dos programas em alcançar a internacionalização e, na parte prática, que a professora vai ministrar pela tarde, vamos ter informações sobre redes, procedimentos, entre outras idéias que estarão sendo debatidas nesse processo”, disse.   

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