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Resultados do Enade 2021 – Veja o desempenho dos cursos de graduação da Ufam

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Cinco cursos da educação presencial da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 2021, melhoraram o desempenho da nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em comparação à última avaliação. Os cursos de Licenciaturas em Artes Visuais (Manaus), História (Manaus), Letras - Língua e Literatura Inglesa (Manaus) obtiveram nota quatro e Licenciaturas em Música (Manaus) e Pedagogia (Humaitá) nota três.

Ao todo, foram avaliadas 29 áreas da Ufam no Enade 2021 e 76% dos cursos presenciais que prestaram o Enade estão com conceito três ou quatro, em uma escala com mínimo de um e máximo de cinco. Os três cursos participantes da modalidade à distância tiveram um desempenho médio, tendo sido obtidos conceitos de 1 a 3. O indicador foi divulgado na última segunda-feira, 12 de setembro, em Brasília (DF), pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes, nesta edição, a Ufam, por meio da Proeg, institucionalizou o Enade com a criação da Comissão Enade, sob a coordenação geral da professora Odette Mestrinho Passos. “Começamos um trabalho, em junho de 2021, desejando sucesso ao grupo Enade 2021 para que pudéssemos mostrar, por meio dos alunos concluintes dos cursos superiores do ciclo avaliativo do SINAES, a qualidade da nossa Ufam. O mérito está no trabalho conjunto dos coordenadores de cursos, professores, técnico administrativos e, especialmente, estudantes que participaram de todo processo que envolveu criação de grupos de WhatsApp, criação do SEI Enade, treinamentos online via Google Meet para preenchimento de formulários eletrônicos e ações estratégicas preparatórias dos estudantes. Foram momentos enriquecedores e de aprendizagens significativas. No geral, os estudantes dos cursos da Ufam obtiveram bons desempenhos”, destacou o pró-reitor.

Além da nota no Enade 2021, também, foi divulgado o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). O Indicador de processo e busca mensurar o valor agregado pelo curso à formação dos estudantes, considerando seus desempenhos no Enade contextualizados a partir de suas características na entrada da graduação.

Enade 2021

O Conceito Enade calcula o desempenho dos estudantes de cada curso de graduação avaliado em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. Para a coordenadora da Comissão Enade 2021, professora Odette Mestrinho Passos, o maior desafio foi realizar o trabalho em um contexto pandêmico, onde todas as reuniões com os coordenadores e alunos foram remotas, sendo a internet um dos fatores mais limitantes, além do fato que de que muitos não conheciam os procedimentos e as diretrizes do Enade.

“Mesmo com a pandemia e a dificuldade de operacionalizar as palestras e revisões (aulões) com os alunos que prestaram o Enade 2021, conseguimos um bom resultado. Dos cursos presenciais avaliados em 2021, 76% estão com conceitos três e quatro”, enfatizou a docente.

A nota do Enade compõe parte do Conceito Preliminar de Curso (CPC), índice que será divulgado em dezembro, e que combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. O CPC é indicador de qualidade dos cursos de graduação que prestam o Enade.

Cursos Avaliados da Ufam

Para a coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia de Humaitá, professora Ângela Maria Gonçalves de Oliveira, ao melhorar a nota de dois para nota três, o curso mostra o compromisso dos docentes e discentes com a qualidade do ensino oferecido. “Esse é o resultado do trabalho incansável realizado pelos professores durante todo o curso e mais intensamente em preparação a essa avaliação. Mostra também o compromisso dos discentes com o curso no qual formaram”, destacou.

Segundo o coordenador do curso de Licenciatura em Letras - Língua e Literatura Inglesa, professor Sérgio Armstrong Russo da Silva, curso que melhorou a nota de três para quatro, devido à adequação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) as demandas da profissão e as exigências do Ministério da Educação (MEC) no que tange ao que os alunos precisam ser expostos em termos de conteúdo e competências a serem alcançadas como um bom profissional de Letras - Língua e Literatura Inglesa.

“Não podemos deixar de mencionar a atuação de nossos docentes em sala de aula para fazer essas ementas e objetivos das disciplinas se transformarem em realidade na sala de aula. Por fim, a compreensão dos discentes de que a interação entre os saberes que eles já possuem e o material levado para sala de aula são essenciais para a formação de profissionais competentes, críticos e reflexivos para a sociedade amazonense e brasileira como um todo. Esses indicadores servem para inibir a alta evasão que tem sido observada em todas as instituições de ensino no pós pandemia. Ele resgata a auto estima desse aluno que mesmo com todos os problemas sociais que o levam a pensar em abandonar o curso perceber que ele tem a sua disposição um curso público, gratuito e de qualidade. Os egressos também se sentem orgulhosos de saber que foram formados com qualidade”, enfatizou.

De acordo com o coordenador do curso de Licenciatura em Artes Visuais, professor José Mario Silva de Oliveira, a nota quatro é resultado de um esforço conjunto para motivar os docentes e discentes. “O resultado nos deixou muito felizes, nos sentindo recompensados pelo esforço de todos aqueles que participaram desse processo, com destaque a coordenadora acadêmica a professora Lucyanne de Melo Afonso, em motivar os alunos nos tempos em que ainda estamos vivendo, isso fez total diferença, é importante destacar já no início de cada turma que serão avaliados por todo o conteúdo, competências e habilidades que aprendem durante o curso, e o quanto esse exame pode ajudar na manutenção das políticas públicas voltadas à educação. Além de ter o reflexo na sociedade e no mercado de trabalho que se baseia na classificação que o curso atinge, para as suas seleções profissionais. A ótima pontuação que obtivemos, nos incentiva ainda mais a continuar o trabalho que estamos desenvolvendo, para que a qualidade do ensino aumente e no próximo exame, essa nota seja ainda maior, explicou.

O curso de Ciência da Computação da Ufam é o único da região Norte com conceito quatro. Segundo o diretor do Instituto de Computação, professor José Luiz de Sousa Pio, o desempenho dos estudantes no Exame engloba a gestão acadêmica, as diretrizes pedagógicas e o espaço físico. “A nossa forma de gestão acadêmica é diferenciada e trabalhamos com instrumentos próprios de gestão. Todos os anos, durante três dias, paramos para realizar um Seminário de Avaliação e Planejamento, em que todos esses aspectos acadêmicos e administrativos são aprimorados e tratados de maneira muito criteriosa. Isso cria nos docentes, discentes e técnico-administrativos uma identidade de grupo no Instituto de Computação. O segundo aspecto que considero importante são as diretrizes pedagógicas que buscamos alcançar sempre pautadas na excelência e isso inclui a graduação e pós-graduação. O nosso discente está envolvido tanto em questões relacionadas a pesquisas científicas e acadêmicas como no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação (TI). Por fim, destaco o espaço físico do Instituto. Temos uma estrutura com laboratórios e incubadora com empresas de sucesso, que contribui com as questões socioeconômicas do nosso estado, a partir do uso de TI, além da possibilidade de trabalhar com recursos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). O sucesso do Instituto é compartilhado com a Administração Superior, as Pró-Reitorias e todos que se dedicam de alguma forma ao IComp. Os indicadores servem para demonstrar a qualidade dos profissionais que estão sendo formados pela Ufam”, finalizou o docente.

Quem fez o Enade?

De acordo com a Portaria MEC nº 494, de 8 de julho de 2020, participaram do Enade 2021 os alunos dos cursos avaliados que cursaram 80% ou mais da carga horária mínima do currículo, no caso de bacharelados e licenciaturas, e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2022.

Também participaram da prova os graduandos que cursaram 75% ou mais da carga horária mínima do currículo, no caso de cursos superiores de Tecnologia, e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2022.

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