Página inicial > Notícias > IFCHS homenageia o professor Paulo Monte

IFCHS homenageia o professor Paulo Monte

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Com a presença de familiares e amigos da Universidade, a cerimônia em homenagem ao professor do Departamento de Filosofia da Ufam, Paulo Monte, foi realizada na manhã desta terça-feira, 13 de setembro, data de seu aniversário de nascimento. O professor faleceu em março de 2021 e teve suas cinzas lançadas na floresta do campus na área próxima ao seu departamento.
A iniciativa partiu do  Grupo de Pesquisa Questão Social e Serviço Social no estado do Amazonas e a coordenação do evento foi feita pelos indígenas do Rio Negro Evandro Machado Tukano e Orlando Melgueiro Baré. Também presente, o professor Lucas Tukano entoou cânticos na língua tukano, destacando o amor e o respeito que o professor Paulo Monte  tinha pelos povos daquela região. Na solenidade, os presentes puderam relembrar momentos vividos em companhia do professor Paulo Monte e, juntos, celebrar sua vida. “O Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais realmente perdeu uma figura que era ícone, foi e sempre será. Estará em nossas lembranças em cada um desses espaços”, expôs a professor Heloísa Helena Corrêa.
A professora Iraildes Caldas, diretora do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) também participou do evento e falou da sua convivência com o colega e amigo. “O professor Paulo Monte é a pessoa que começou, eu diria, dentro da Universidade Federal do Amazonas, a discussão sobre a educação indígena. Ele foi quem dirigiu o curso de Filosofia lá em São Gabriel da Cachoeira e, quando a gente vai lá, é o primeiro nome que se lembra em São Gabriel da Cachoeira é o do professor Paulo Monte”, relatou. “Ele, realmente, levantou a bandeira da educação indígena, defendeu e concretizou através da realização do primeiro curso de Filosofia, então, o nosso apreço, a nossa gratidão, por essa visão. O professor Paulo era um visionário”, completou.
Representando a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), o movimento indígena, o professor Orlando Baré, também prestou sua homenagem, relatando momentos vividos durante a criação do curso de Filosofia em São Gabriel da Cachoeira. “Caminhamos e vamos continuar caminhando. A nossa caminhada parece que é uma estrada que ainda vai longe. Esperamos contar sempre, espiritualmente, com as forças, com as energias do professor Paulo Monte”, registrou.Magali Monte, irmã do professor de Filosofia, estava presente no evento e se emocionou ao lembrar-se do irmão e amigo. “Antes de ele morrer, ele disse que era para eu cremar ele e jogar as cinzas aqui porque isso aqui era a vida dele”, disse. “Ele gostava muito da causa indígena, lutava, brigava mesmo e discutia com todas as pessoas, porque ele queria o melhor para todos”, declarou.
Ammer Hauche Monte, filho do docente do IFCHS, também prestigiou a solenidade. Ele agradeceu o carinho dedicado ao seu pai por meio da recordação de seu aniversário. “É muito gratificante ver que o papai era muito querido no ambiente de trabalho dele. Porque, querendo ou não, nós passamos boa parte de nossas vidas no ambiente de trabalho, então, nós criamos uma família nesse lugar. Hoje em dia, eu vejo que é muito difícil as pessoas serem queridas, amadas, nesse ambiente, e ele conquistou isso durante todos esses anos que ele esteve aqui. Ele foi nomeado em 1984, durante esse tempo ele fez muitos amigos que viraram a família dele. Foram anos de luta, de dedicação que ele teve para a faculdade. A gente vê o carinho de todos por ele. É muito gratificante ver que a pessoa não é esquecida pela Instituição e pelos amigos”, ressaltou.
Além dos citados, também manifestaram seus sentimentos na ocasião os professores José Alcimar de Oliveira, Marcelo Seráfico, entre outros.