Página inicial > Notícias > Reitor participa da Acolhida Civil do primeiro cardeal da Amazônia

Reitor participa da Acolhida Civil do primeiro cardeal da Amazônia

Por Sebastião Alves

Equipe Ascom

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, participou, no último sábado, 3, da   cerimônia de Acolhida Civil de Dom Leonardo Ulrich Steiner, realizada na Catedral Metropolitana de Manaus, localizada no centro da capital amazonense. A cerimônia reuniu autoridades civis, políticos locais, lideranças da Igreja Católica e a imprensa.

O Arcebispo de Manaus Dom Leonardo Steiner foi nomeado pelo papa Francisco, o qual recebeu os símbolos cardinalícios. A cerimônia ocorreu no dia 27 de agosto, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Dom Leonardo Steiner é considerado o primeiro “cardeal da Amazônia”. Segundo ele, a escolha por seu nome sinaliza que o papa Francisco está preocupado com a floresta e deseja aproximar a Igreja Católica da região.

Na ocasião, o reitor, professor Sylvio Puga, disse que “a nomeação de Dom Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus, como cardeal da Amazônia, promoverá a interlocução direta da região com o papa Francisco. A Ufam participa da Cerimônia Civil de saudação ao Cardeal, numa postura de diálogo e respeito”.

Um cardeal é um alto dignitário da Igreja Católica que assiste o Papa em diversas competências. Os cardeais, agrupados no Colégio dos Cardeais, são também chamados de purpurados, pela cor vermelho-carmesim da sua indumentária. A etimologia do termo cardeal encontra-se no latim cardo/cardinis, em português gonzo ou eixo, algo que gira, neste caso em torno do Papa.

Sobre Dom Leonardo

Dom Leonardo Ulrich Steiner nasceu no dia 6 de novembro de 1950, em Forquilhinha (SC). Ingressou na Ordem dos Frades Menores (OFM) no dia 20 de janeiro de 1972, quando foi admitido no Noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Cursou Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ), de 1973 a 1978. Foi ordenado padre pelas mãos de dom Paulo Evaristo Cardeal Arns, seu primo, no dia 21 de janeiro de 1978. Por sua formação pedagógica, Dom Leonardo assumiu trabalhos na área da educação, compondo os quadros de professores das suas casas de formação. A partir de 1995, o frei Ulrich foi para o Pontifício Ateneu Antoniano, em Roma, onde fez mestrado e doutorado em Filosofia. De 1999 a 2003 exerceu a função de secretário geral do Pontifício Ateneu Antoniano.

Dom Leonardo Steiner foi nomeado bispo em 2 de fevereiro de 2005, pelo Papa João Paulo II para a Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), sucedendo a Dom Pedro Casaldáliga. Foi ordenado bispo no dia 16 de abril do mesmo ano pelo cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, adotando como lema episcopal “Verbum Caro Factum” que quer dizer “Verbo feito carne”.

No dia 10 de maio de 2011 foi eleito secretário-geral da CNBB, durante a 49ª Assembleia Geral. Em 21 de setembro daquele ano, o Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF). No dia 20 de abril de 2015, foi reeleito secretário-geral da CNBB. Ao lado do cardeal Dom Sergio da Rocha e de Dom Murilo Krieger. Seu mandato foi concluído no dia 10 de maio de 2019.

Em 27 de novembro de 2019 foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Manaus e tomou posse no dia 31 de janeiro de 2020.

Atualmente é presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB e primeiro vice-presidente da Conferência Eclesial da Amazônia – CEAMA.