Página inicial > Notícias > Professora do curso de Nutrição do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Ufam tem artigo publicado em revista internacional

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A docente do curso de Nutrição do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam), Mayline Menezes da Mata, teve artigo publicado na revista científica ‘Journal of Health, Population and Nutrition’ com o tema sobre prevalência de insegurança alimentar e seus fatores associados em área de um município da Amazônia Ocidental Brasileira.

O artigo foi publicado no último dia 17 de agosto deste ano (Mayline Menezes da MATA, José Anael NEVES, Maria Angélica Tavares de MEDEIROS. Hunger and its associated factors in the Western Brazilian Amazon: a population-based study. Journal of Health Population And Nutrition, v. 41, p. 1-9, 2022.) e faz parte da pesquisa de doutorado da docente que submeteu à revista científica internacional que reúne pesquisas sobre todos os aspectos de questões relacionadas à população, nutrição e saúde.

A revista considera apenas estudos relacionados a humanos e não utiliza pesquisas sobre estudos em animais, plantas ou in vitro. Publicam artigos em uma ampla gama de tópicos, incluindo saúde global, saúde materno-infantil, nutrição, doenças comuns e determinantes da saúde da população.  A revista considera todos os aspectos da saúde global.

Cerca de 33,1 milhões de Brasileiros estão passando fome, mais da metade da população do país — 125,2 milhões de pessoas — vive com algum grau de insegurança alimentar e as formas mais severas de insegurança alimentar (moderada ou grave) atingem fatias maiores da população nas regiões Norte (45,2%) e Nordeste (38,4%).

Resumo do artigo

A partir de inquérito domiciliar com amostra probabilística de 557 crianças e suas famílias, objetivou-se investigar a prevalência de insegurança alimentar e seus fatores associados, em área urbana de um município da Amazônia Ocidental Brasileira. A alta prevalência de fome e insegurança alimentar identificada reflete o contexto de isolamento geográfico e exclusão social em que vivem essas famílias, sugerindo que parcela substancial da população menor de cinco anos vivenciou episódios de fome nos 90 dias anteriores às entrevistas realizadas. Ademais, a alta prevalência de déficit estatural e excesso de peso entre as crianças revela um cenário de polarização epidemiológica/nutricional, exigindo a formulação de políticas públicas específicas para esta população.