Página inicial > Notícias > Lideranças da etnia Mura são recepcionados pela coordenação do ‘Programa Pé de Vento’ da Ufam

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom         Foto: Kyd Roges

O ‘Programa Pé de Vento’ do Departamento de Políticas Afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/DPA/Ufam) recebeu nesta terça-feira, dia 30, lideranças indígenas da etnia Mura com objetivo de conhecer o Programa que promove capacitação de comunidades por meio de cursos oferecidos pelo Programa.

As 25 lideranças da etnia Mura foram recepcionadas pelo pró-reitor de Extensão da Ufam, Almir Menezes, pela diretora do Departamento de Ações Afirmativas da Proext, professora Cláudia Guerra, e pela sua equipe (professor Domingos Anselmo Moura, professora Maria de Nazaré Teles de Lima, colaborador Kyd Roges e TAE Dailiana Queiroz Saif).

As lideranças estiveram reunidas nesta terça-feira, dia 30, com a equipe da Pró-Reitoria de Extensão da Ufam para conhecer o ‘Programa Pé de Vento’ que promove cursos de capacitação em diversas áreas para comunidades amazônicas, tanto no entorno da capital como em comunidades do interior do Amazonas. “As lideranças vieram conhecer o Programa e planejar com a equipe em que áreas podemos oferecer cursos que possam capacitar as comunidades da etnia. O grupo ficou entusiasmado com o know how e a credibilidade do Programa no processo de formação”, destacou a diretora da DPA/Proext, Cláudia Guerra.

“As demandas dos cursos são planejadas a partir das necessidades da comunidade que envolve aspectos econômicos, sociais e culturais. A Universidade tem o capital humano qualificado para promover cursos que possam agregar conhecimento e transformar a vida desses comunitários”, concluiu Cláudia Guerra.

Os representantes irão fazer um levantamento de suas demandas até o final do próximo mês, e, logo em seguida, planejar com a coordenação do ‘Pé de Vento’ quais áreas de interesse das comunidades. E após este levantamento, o Programa encaminha os procedimentos legais para as prefeituras onde se localizam as comunidades para assinatura de acordo entre a Universidade e o município.