Página inicial > Notícias > ISB tem 15 trabalhos aceitos em congresso de Enfermagem

ISB tem 15 trabalhos aceitos em congresso de Enfermagem

Acessos: 1714

Quinze trabalhos de egressos e formandos  do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Ufam (ISB), em Coari, obtiveram o aceite para participar da IV edição do Congresso Capixaba de Enfermagem (CCEnf), que acontece a partir desta terça-feira (30) até 2 de setembro, de forma remota. Os estudantes farão apresentações orais durante o evento que aborda a temática “Ciência, Tecnologia e Inovação: pilares para a formação da educação na saúde”.

Os aprovados são dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem do ISB. Os trabalhos são frutos de várias pesquisas feitas no instituto (TCCs, PIBICs, IC, da Liga de Estudo e Intervenção Fisioterapia Geriátrica E Gerontológica). “Não imaginávamos que todos seriam aprovados, mas ficamos muito felizes. É uma conquista para o nosso grupo que produz tanto sobre o envelhecimento nas barrancas do Amazonas, todos esses trabalhos ainda estão concorrendo a prêmios no evento”, declarou o professor Hércules Campos. “Este resultado dá a oportunidade de apresentar para o Brasil dados importantes de pesquisas científicas realizadas sobre o envelhecimento no interior do Amazonas. Serve como incentivo aos alunos na produção de ciência e na formação humana e profissional dos mesmos. Somos um todo de produção científica”, completou ele, que será um dos congressistas do evento abordando o tema "Velhices Invizibilizadas: envelhecimento rural e urbano nas barrancas do Amazonas".

De acordo com o professor Hércules, todos os trabalhos foram desenvolvidos em rede, em parcerias como a das professoras Elisa Deleon, da Feff, e Anna Quialheiro, de Portugal, da fisioterapeuta Yandra Alves Prestes, da enfermeira Rebeca Folhadela, além do mestrando Johrdy Braga e do professor substituto Adriano Carvalho e envolve ainda em torno de 11 alunos da graduação. “Felicidade imensa em ter três trabalhos aprovados nesse congresso, que foi tão aguardado por nós, um dos melhores congressos de Enfermagem do Brasil”, revelou Rebeca Andrade, enfermeira recém-formada pela Ufam em Coari.

A programação do VI CCEnf tem carga horária de 30 horas e envolve atividades como conferências simultâneas, simpósios, espaço científico e minicursos.

Confira abaixo a lista de trabalhos aprovados:

1. “Envelhecimento, cognição e funcionalidade de idosos moradores da zona rural de Parintins no interior do Amazonas - Brasil”
  2. “Fatores sociodemográficos e de capacidade funcional em idosos pós AVE no interior do Amazonas”
  3. “Avaliação subjetiva da saúde em um grupo de idosos praticantes de atividade física no interior do Amazonas: um estudo transversal”
  4. “Comprometimento cognitivo e presença de dor em idosos acometidos por acidente vascular encefálico no interior do amazonas”
  5. “Protocolos da Enfermagem nos cuidados integrais em domicílio ao portador de pé diabético: uma revisão de literatura”
  6. “Conhecimento e caracterização sobre o câncer no município de Coari – Amazonas”
  7. “Avaliação da funcionalidade em um grupo de idosos praticantes de atividade física antes e durante a pandemia por covid-19 no interior do amazonas: um estudo longitudinal”
  8. “Associação de função físico funcional e avaliação subjetiva da saúde em idosos domiciliados no interior do Amazonas”
  9. “Prática de atividade física e função física em grupo de idosos praticantes de atividade física durante a pandemia por covid-19 no interior do Amazonas”
  10. “Características cognitivas de idosos diabéticos atendidos na atenção primária durante a pandemia por covid-19: um estudo transversal”
  11. “Controle, autonomia, autorrealização e prazer pela covid- 19 em um grupo de idosos praticantes de atividade física antes e durante a pandemia de covid-19: um estudo longitudinal”