Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam é sede do XI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor
Início do conteúdo da página

Ufam é sede do XI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor

Acessos: 2301

 

A Ufam, por meio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), sedia pela primeira vez o XI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor (CBCM), de 25 a 28 de agosto. Com o tema “Comportamento Motor e suas relações com a Educação e a Saúde: celebrando a vida”, o CBCM teve a sua abertura oficial realizada no final da tarde desta quinta-feira (25) com a participação do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, do diretor da Feff, professor João Libardoni, e da presidente da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor, professora Ana Maria Barela. 

O CBCM é um evento bianual e a edição de 2022, totalmente virtual, é promovida pelo trabalho conjunto da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor (Socibracom), da Ufam, da Feff e do Laboratório de Estudos em Comportamento Motor Humano (Lecomh) e a organização logística da Realize Eventos.

Compuseram a mesa de abertura do XI CBCM, além do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e do diretor da Feff, professor João Libardoni, os professores Camila Ferreira (Ufam) e Lúcio Ferreira (Ufam) e a professora Ana Maria Forti Barela, da Universidade Cruzeiro do Sul e presidente da Socibracom. Em seu pronunciamento, o professor Puga destacou a satisfação que a Ufam tem em recepcionar o CBCM. “Eu quero parabenizar a Sociedade Brasileira de Comportamento Motor que confiou na Universidade Federal do Amazonas. Confiou que este evento seria possível para que acontecesse com pleno êxito como estamos testemunhando neste momento. Tenho certeza que será de grandes contribuições em relação ao tema”, disse.

Responsável pela Feff, o professor João Libardoni também expressou sua alegria com a realização do CBCM na Feff/Ufam. “Para nós, da Instituição, é uma grande honra mesmo trazer aqui para o Amazonas esse momento tão importante, que também é um momento que planta e fortalece ainda mais as diversas áreas do comportamento motor dentro da região Norte, dentro do Amazonas e das nossas instituições”, expôs. “Tenho certeza que este evento marca também um momento divisor de águas para a nossa região”, completou.

Já a presidente da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor, professora Ana Maria Barela, agradeceu a Ufam por sediar o evento e fez votos de sucesso e aprendizado a todos os participantes. “Em nome dessa sociedade [a Socibracom], eu agradeço a todas as pessoas da comissão organizadora, representada pelo professor Lúcio Fernandes Ferreira, que é o presidente do congresso, à Universidade Federal do Amazonas, por todo esse suporte para este importante evento da área de comportamento motor”, enunciou. “Eu desejo um excelente evento para todos, que vocês tenham o máximo de proveito desse congresso que foi planejado há muito tempo, a comissão se empenhou muito para deixar algo da melhor forma possível e vocês tirarem o melhor proveito”, afirmou. 

Presidente da primeira edição do CBMC na Ufam, o professor Lúcio Fernandes Ferreira celebrou a concretização de um antigo objetivo que era trazer o CBCM para a Universidade. “A realização do Congresso na região Norte e, em especial, no Amazonas, era um sonho que perseguíamos com muita paciência e que agora se concretiza com a realização de sua XI edição”, colocou, ao agradecer aos já citados e à Fapeam e ao CNPq, pelo apoio ao congresso. 

A professora Camila Ferreira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, ressaltou o compromisso da equipe que deu origem ao CBCM na Ufam. “Sabendo que, na construção de um evento como este, além da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia e do Lecomh, todos os estudantes que compõem esse laboratório e também essas outras instâncias estão envolvidos na feitura desse grande projeto que agora culmina nesse congresso. Quero parabenizar todo mundo que está envolvido, desde os estudantes até os professores”, declarou.

A programação da noite inclui a conferência de abertura, a ser ministrada pelo professor José Antônio Ribeiro Maia, da Universidade do Porto, com o tema “O fascínio do desenvolvimento motor - duas décadas de perfumes” e encerra com a apresentação artística. O evento segue até o dia 28, com programação que inclui minicursos, apresentações de trabalhos e pôsteres, mesas-redondas, apresentações artísticas, entre outras atividades. 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página