Página inicial > Notícias > Roda de Conversa entre Flet e Arii propõe a interculturalidade da Ufam

Roda de Conversa entre Flet e Arii propõe a interculturalidade da Ufam

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

A interlocução entre a Faculdade de Letras e a Assessoria de Relações Internacionais e interinstitucionais da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Arii/Ufam) ocorreu na tarde desta quarta-feira, 24, na Sala 5 do Bloco Mario Ypiranga da Faculdades de Artes (Faartes), em que reuniu alunos, professores e coordenadores de cursos da Flet para a apresentação das políticas de mobilidade estudantil da Ufam, proferida pelo titular da Arii, professor Henrique Pereira.

Na ocasião, o diretor da Flet, professor Robert Rosas, disse que durante a realização das atividades da equipe diretiva quando é abordado o papel da internacionalização da Universidade se dá ênfase as ações daquela Unidade, por conta de que a Flet dissemina toda uma cultura do ensino de línguas, entendendo que a mesma é promotora de políticas linguísticas, na qual envolve, além do ensino de graduação, atividades de pesquisa do Centro de Ensino de Línguas (CEL), do Idiomas Sem Fronteiras, dos Projetos de Extensão, dentre outros.

Durante sua apresentação em que demonstrou todas as ações de políticas de internacionalização da Ufam, o assessor da Arii, professor Henrique Pereira, apresentou como proposta de política de internacionalização, demandas oriundas da comunidade para a Administração Superior, por meio de processos de sociabilização e mobilização. O professor acredita que “a internacionalização da Universidade é algo que se inscreve dento de um debate nunca maior de uma interculturalidade, não queremos uma Universidade Internacional, nós queremos uma Universidade Intercultural.”

Nesse sentido, o professor Henrique Pereira, disse que Arii firmará parceria junto ao Centro de Estudos de Línguas (CEL) para a realização ainda este ano do 1° Festival Intercultural da Ufam. Segundo ele, o Festival dará visibilidade aos estudantes estrangeiros o que permitirá maior interação com a comunidade. Por outro lado, a experiência de docentes junto a programas promovidos pela Arri, também será visibilizado, comentou Pereira.

Para o diretor da Flet, professor Robert Rosas disse que a necessidade do fortalecimento de debates amistosos com esse é para construção de diálogos, no sentido de querer o melhor para a Universidade.