Página inicial > Notícias > Discentes de Engenharia Florestal participam de visita técnica na empresa Precious Woods Mil Madeiras Preciosas em Silves e Itacoatiara

Texto do professor Alberto Carlos Martins Pinto

Editado por Juscelino Simões (Ascom)

Entre o período de 9 a 13 de agosto, docentes e discentes do curso de Engenharia Florestal, vinculados à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), participaram de atividade prática, visita técnica, no município de Silves e Itacoatiara. Essa visita foi realizada nas dependências da empresa Precious Woods, Mil Madeiras Preciosas LTDA., localizada na rodovia AM-363, km 1,5, zona rural do município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). A atividade foi coordenada pelos docentes do Departamento de Ciências Florestais Alberto Carlos Martins Pinto e Nabôr da Silveira Pio, com o apoio técnico do servidor Jardel Ramos Rodrigues.

A ideia foi proporcionar aos discentes uma visão técnica, com conhecimento científico, da futura profissão, além da observação das atividades de manejo florestal madeireiro da empresa, desde o planejamento da exploração florestal, transporte e as atividades na empresa para o processamento da madeira.

Segundo o docente Alberto Pinto, a empresa Precious Woods, Mil Madeiras Preciosas é referência na Amazônia no desenvolvimento das atividades de manejo, tendo a missão de proporcionar, a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com o uso racional e sustentável dos recursos naturais.

Para os discentes, a atividade prática proporciona ao futuro engenheiro florestal uma vivência prática junto a uma empresa consolidada do setor com certificação das atividades de campo e de seus produtos exportados para a Europa, Ásia e Estados Unidos. “É importante destacar que as atividades de manejo florestal da empresa passam por rigorosos princípios e critérios de avaliação da sua certificação, observando seu desenvolvimento desde a fase de planejamento até a sua execução em campo”, destacou o docente.

O docente lembrou também que muitas dúvidas em relação à metodologia e a procedência de atuação foram devidamente esclarecidas, conferindo o suporte necessário para a aprendizagem do trabalho de exploração, manejo e indústria florestal, objetivo das disciplinas envolvidas. “Foi uma oportunidade ímpar para os 43 discentes que acompanharam as atividades para edificar os conceitos vistos em sala de aula, especificamente nas disciplinas Exploração Florestal, Manejo Florestal Madeireiro, Monitoramento Florestal e Indústria de Florestas Tropicais na Amazônia. Acredita-se que a interação desse binômio universidade/empresa é um dos sustentáculos da aprendizagem, pois, promove a oportunidade de um contato do discente em tempo real com o seu futuro ambiente de trabalho como engenheiro florestal”, concluiu.

Estiveram envolvidos na atividade a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, por meio do Departamento de Apoio ao Ensino (DAE), Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proadm), setor de Transportes da Prefeitura do Campus Universitário (PCU), o diretor de Operações Florestais da Precious Woods, Mil Madeiras, João Cruz e os engenheiros florestais Marcos Souza e Bruno Rodrigues da empresa.