Página inicial > Notícias > Docente da FEFF coordena projeto de pesquisa internacional na região Norte que vai traçar o perfil de crianças em idade pré-escolar

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A docente do curso de Educação Física da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (EFF/Ufam), Roseanne Gomes Autran, vai coordenar na região Norte do Brasil a pesquisa internacional chamada ‘Sunrise’, que vai monitorar crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) das zonas urbana e rural da região metropolitana de Manaus em vários aspectos.

O projeto Sunrise é uma pesquisa internacional, realizada em 15 países, que busca avaliar crianças de 2 a 4  anos, monitorando os movimentos, hábitos alimentares, habilidades motoras, tempo de sono, função executiva, nível socioeconômico, ambiente construído, nível de atividade física, e status de peso dos pais.

Esse monitoramento de 24 horas será realizado através de equipamentos e aparelhos específicos, utilizados especialmente para a pesquisa. Os métodos buscam avaliar o nível de atividades físicas, coordenação motora, capacidade física e mental. Juntamente com o equipamento, deverá ser reportada toda a rotina, em formato de diário de reloginho, a fim de auxiliar na interpretação dos dados. Serão analisados diferentes indicadores de saúde e o perfil das atividades físicas em ambas as zonas. Os alunos usarão durante 24 horas um acelerômetro – equipamento digital que detecta a aceleração do indivíduo, a fim de entender se elas realizam atividades físicas e se esse comportamento se relaciona com variáveis cognitivas e com a obesidade infantil.

Na região Norte o acompanhamento de crianças vai cobrir a faixa etária de 3 a 5 anos que estudam nos Centros Municipais de Educação Infantil na região metropolitana de Manaus. “O Sunrise é um estudo internacional que envolve acompanhar as atividades das crianças de 2, 3 e 4 anos de idade, no máximo até os 5 anos, com objetivo de monitorar o que nós chamamos de os movimentos de comportamento de 24 horas. O estudo é focado especialmente em três comportamentos: atividade física, sono e  comportamento sedentário, e como  que eles interagem com a função executiva, por exemplo, a coordenação motora, e como esses comportamentos estão relacionados com a composição corporal das crianças. O que também é interessante na pesquisa é que serão estudadas duas populações de crianças, as que vivem na zona urbana e na rural, adicionalmente vamos inserir como avaliar o status de peso dos pais, os hábitos alimentares dos pais e das crianças desses diferentes ambientes. Avaliar também como é o ambiente construído à volta das crianças que moram na zona rural e urbana. O estudo veio para o Brasil a convite do coordenador do projeto, professor Anthony Okely, um dos maiores pesquisadores mundiais da área, e esse projeto será desenvolvido nas cinco regiões brasileiras na qual na região Norte eu sou a responsável e nossa amostra vai ser da capital e da zona rural dentro da área metropolitana. O estudo vai nos dar um direcionamento de políticas voltadas à promoção de ambientes ativos que as crianças estão envolvidas. Queria ressaltar que é muito importante a colaboração das entidades governamentais através da Secretaria Municipal de Educação para que favoreça uma aproximação da Universidade e as creches municipais, facilitando a transformação da ciência em boas práticas”, explicou a coordenadora do projeto Sunrise na região Norte, professora Roseanne Gomes Autran.