Página inicial > Notícias > Reitor da Ufam participa da abertura do I Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, participou nesta terça-feira, 9, da abertura do I Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais, em formato on-line, com a temática ‘Repositórios Digitais e Ciência Aberta’. O evento ocorre de 9 a 11 de agosto, das 9h às 13h e é organizado pela Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), com transmissão pelo videosaudedistribuidoradafiocrz na plataforma YouTube.

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) promove em parceira com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e as Redes Regionais de Repositórios o “I Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais”.

A abertura do evento ocorreu nesta manhã de terça-feira (9), e se estende até a quinta-feira (11), transmitido pelo canal da videosaude da Fiocruz: www.youtube.com/videosaudedistribuidoradafiocruz. A mesa de abertura contou com a participação de autoridades acadêmicas e pesquisadores de várias instituições como o reitor da Ufam, Sylvio Puga, Cristiani Vieira Machado (vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz);  Rodrigo Murtinho (diretor Icict/Fiocruz); professor Danilo Giroldo (reitor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG); professor Josealdo Tonholo (reitor da Universidade Federal de Alagoas - UFAL); Bianca Amaro (coordenadora geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict); Renata Rezende da Assessoria de Comunicação do evento e a docente da Universidade Federal do Amazonas do curso de Biblioteconomia, Célia Regina Simonetti Barbalho.

Com o intuito de promover ações conjuntas e integradas os repositórios científicos brasileiros promoveram a abertura do I Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais. O tema central é Ciência Aberta e Repositórios Digitais, tendo como principal objetivo destacar a importância do trabalho em rede, além de promover a troca de experiências e a valorização das instituições que possuem repositórios digitais (Institucionais e de Dados), além da atuação pela Ciência Aberta.

O evento é aberto ao público mediante inscrições no site do evento: https://doity.com.br/i-encontro-da-rede-brasileira-de-respositorios-digitais. Somente os participantes inscritos e confirmados pela plataforma receberão certificado de participação após o encerramento do evento.

Veja programação.