Página inicial > Notícias > Cecane divulga Nota Técnica sobre ‘Aleitamento Materno e Alimentação Complementar no contexto do PNAE’

Acessos: 1685

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane),  divulga nota técnica, na qual apresenta sugestões e recomendações sobre o aleitamento materno até dois anos ou mais no ambiente escolar, ampliando a conscientização sobre a importância da amamentação e que a escola também é lugar de oferecer o leite materno aos bebês.

O documento está disponível no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e sua publicação marca o início da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2022. Acesse AQUI a Nota Técnica.

De acordo com a coordenação, em 2022, o Cecane participou de um grupo de trabalho com o intuito de desenvolver uma Nota Técnica que traz orientações sobre aleitamento materno no ambiente escolar e alimentação complementar adequada e saudável.

Além disso, traz recomendações para a oferta de uma alimentação complementar adequada e saudável a partir dos seis meses de idade para crianças de creches (até 36 meses de idade), no contexto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Participaram da elaboração do documento diversas entidades, entre elas CGAN/MS, COCAM/MS, COGEI/MS, IBFAN, UERJ, rBLH, , OPAS, CFN, Instituto Saúde SES/SP, SBP, PPGCIS UFAM.

Para mais informações acesse o site do FNDE, conheça e divulgue a Nota Técnica nº 3049124/2022/COSAN/CGPAE/DIRAE - Aleitamento Materno e Alimentação Complementar no contexto do PNAE: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnae/pnaenotastecnicaspareceresrelatorios

Sobre o Cecane

O Cecane é  fruto da parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tem o propósito de desenvolver ações de interesse e necessidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Estado do Amazonas. Vinculado ao Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina (FM/Ufam), o Cecane está sediado no Núcleo de Atividades Integradas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade (ICB/Ufam) e é coordenado pelo professor José Fernando Barcellos e supervisionado pela professora Celsa Souza.