Página inicial > Notícias > Estudantes do curso de Geografia visitam o Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste da Marinha do Brasil

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

Foto ao lado repassado pelo professor Rogério Marinho. Fotos da galeria Juscelino Simões

Discentes do segundo período do curso de Geografia da Universidade Federal do Amazonas visitaram nesta segunda-feira, dia 1º, o Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9) da Marinha do Brasil localizado na Estação Naval do Rio Negro na Vila Buriti, no distrito industrial em Manaus.

Os estudantes da disciplina Cartografia Básica do curso de Geografia visitaram nesta segunda-feira, dia 1º, a estrutura do Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN 9), que fica localizado na Estação Naval da Marinha do Brasil na Vila Buriti. A visita foi para mostrar aos estudantes a estrutura, equipamentos e navios que são utilizados na produção de cartas náuticas da Bacia Amazônica.

A visita foi agendada pelo docente do curso de Geografia, Rogério Ribeiro Marinho, que ministra a disciplina para a turma, com o objetivo de mostrar aos alunos o trabalho de mapeamento sistemático que a Marinha realiza na região.

Cerca de 28 estudantes do segundo período de graduação do curso de Geografia participaram da visita e foram recepcionados pela equipe de militares do Centro. Os estudantes tiveram a oportunidade de observar como é realizado o trabalho de mapeamento dos rios na Amazônia brasileira (palestra), visita ao setor de elaboração   de cartas náuticas e visita ao navio 'Rio Branco' que realiza o trabalho. O grupo de estudantes e o professor Rogério Marinho foram recebidos pelo chefe do Departamento de Operações do CHN-9, o capitão de Corveta, Vitor Hugo de Souza, e pela encarregada da Seção de Cartografia, capitão-tenente Lila Sigrid Macena Lemos.

“A visita técnica é importante para os alunos conhecer o trabalho da Marinha e aprofundar os vínculos da Universidade com o Comando Naval, como também para que a comunidade acadêmica conheça o trabalho de pesquisa, o trabalho técnico, que é realizado no Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste”, destacou o professor Rogério Marinho.

A estudante Jasminy Rhaynara Mateus Gomes afirmou que a visita agregou conhecimento sobre o trabalho que o Centro realiza. “Não conhecia o Centro de Hidrografia da Marinha. Muito bom observar o trabalho deles, principalmente sobre a questão da sinalização dos rios (as boias que eles colocam) e da produção das cartas que orientam a navegação nos rios da Amazônia. A visita foi bem agregadora e muito importante porque é uma aula prática”, afirmou.