Página inicial > Notícias > Agroufam retorna com o atendimento presencial na sede da FCA

Agroufam retorna com o atendimento presencial na sede da FCA

Acessos: 1645

A feira congrega produtores locais no campus da Ufam como forma de apoiar o trabalho de pequenos produtores

Por Irina Coelho e
Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Nos dias 04 e 05 de agosto, das 08 às 17h, no térreo dos prédios da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA 1 e 2), ocorre o retorno presencial da feira de produção familiar, a Agroufam, após dois anos de atendimento remoto. A entrada é franca.

Coordenada pelo Núcleo de Socioeconomia (Nusec), a feira congrega produtores no campus da Ufam como forma de apoiar a produção local e o trabalho de pequenos produtores. Para o retorno presencial, está sendo preparada uma abertura oficial, às 8h30 do dia 4, com a participação de membros da administração superior da Universidade, da FCA e da coordenação da Agroufam.

Segundo a professora Jozane Lima Santiago, para o retorno presencial, foram feitas reuniões do comitê responsável pela Agroufam com os participantes do evento, nas quais foram dadas as orientações de biossegurança para o retorno seguro do evento. “Esta será uma edição piloto, adotando todas as medidas de biossegurança e marca também os 20 anos de existência do Núcleo de Socioeconomia, que através da Agroufam, vem tecendo a rede de conhecimentos, troca de saberes e de compromisso com a vida no ambiente universitário integrando práticas de ensino, pesquisa e extensão”, disse.

Por dois anos, a feira aconteceu de forma remota – a Agroufam em casa, estratégia adotada pelo comitê da feira formado pelo Nusec, o Instituto Acarariquara e a Aproartes, em 2020 diante da pandemia de covid-19. “Essa modalidade integrou 28 empreendimentos e foi importante como experiência e possibilitou aos participantes e consumidores as adaptações de comercialização como a criação do catálogo de produtos da feira. Essa experiência indicou que é possível criar outros canais de comercialização para os produtos da agricultura, do artesanato, da alimentação, segmentos que compõem a feira”, expôs.