Página inicial > Notícias > Professor da Faculdade de Artes da Ufam é finalista em competições internacionais de regência

Acessos: 1364

O professor e maestro Bruno Bastos do Nascimento, docente da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam), foi finalista de duas importantes competições de regência orquestral na Europa, neste mês de julho.

Em Viena, Áustria, ele foi finalista no Wiener Schule Conducting Competition, onde recebeu o prêmio “Final Special Prize”, concedido pelo presidente da banca de jurados. Na ocasião, ele teve a oportunidade de reger a Sinfonia No. 96 de Joseph Haydn, na famosa Musikverein, casa da Filarmônica de Viena.

No último fim de semana, Nascimento também foi finalista na Academia Internacional e Concurso de Direção Orquestral 2022, em Portugal, alcançando a terceira colocação, tendo a oportunidade de reger a Sinfonia No. 1 de Gustav Mahler.

“Essa foi minha primeira experiência na Europa. Fico muito feliz com os resultados positivos, e de poder representar bem nosso estado e instituição. Quero agradecer o apoio da Faculdade de Artes (Faartes), por meio dos professores Lucyanne Afonso e João Gustavo Kienen, bem como muitos outros colegas que sempre estão torcendo”, comentou o professor.

Bruno Nascimento é um jovem maestro com grande experiência em ópera e repertório sinfônico. Atualmente, é professor de regência na Faartes/Ufam, onde ocupa o cargo desde 2010. Doutor em Regência de Orquestra pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (EUA), na qual estudou com o maestro Neal Stulberg.

Nascimento atuou como maestro convidado por diversas vezes à frente da Amazonas Filarmônica, bem como da Orquestra de Câmara do Amazonas, Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, Orquestra de Câmara de Boa Vista, Orquestra da Universidade do Estado do Amazonas e Orquestra Cívica de Columbia (EUA).

Como maestro assistente, seus trabalhos incluem Amazonas Filarmônica, Festival Amazonas de Ópera, e, no exterior, na MU Philharmonia (EUA) e UCLA Philharmonia (EUA). Foi também fundador e maestro da Orquestra de Câmara da Aliança Francesa em Manaus, e titular da UCLA Symphony (EUA) por três anos.

No momento, está na Itália, finalizando suas atividades na Europa na produção da ópera “Don Giovanni”, de Wolfgang A. Mozart.