Página inicial > Notícias > Estudantes indígenas do PPGAS da Ufam, de várias etnias, participam da 9ª edição do Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A 9ª edição do Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (9º ENEI), sediado na Universidade Estadual de Campinas (SP), a partir desta terça-feira, 26, conta com a participação de dez estudantes do Colegiado Indígena do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS). São doutorandos e mestrandos indígenas que estarão ministrando uma oficina e falando um pouco sobre o Colegiado Indígena no evento.

Dez acadêmicos indígenas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Ufam (PPGAS/Ufam) oriundos de povos distintos como: Desano, Tukano, Baniwa, Kukama, Tikuna, Wai Wai, Wanano, Bará, Sateré-Mawé, Kambeba, representando a diversidade dos povos indígenas se fazem presente na 9ª edição do Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas. A presença desses acadêmicos realça o aldeamento dos indígenas nas instituições e permitem sair de objetos de pesquisa e dar voz aos irmãos que, por não possuir o "título" necessário, não lhes é dado a devida importância.

“Os nossos Kumuã, que possuem sabedoria ancestral, não são valorizados nas instituições. É nessa função de trazer a importância que os Papera Kumuã, doutores e mestres, títulos dados por um certificado (papel) partilham as cuias de saberes no Encontro (ENEI) para que não sejamos engolidos pelo matapi (armadilha de pesca) das instituições. Bem como, realçar a importância do aldeamento nos mais diversos espaços, além de divulgar os trabalhos que viemos executando com nossas pesquisas. Cada participante é de importância, pois cada um trabalha com diferentes campos epistemológicos, como, dança, política, bebida, rito, corpo, conexão espiritual, dentre outros”, destacou a doutoranda Rosijane Fernandes Moura (Pirõdihó) da etnia Tukano e vice representante do Colegiado Indígena.

Cerca de dois mil universitários de todo Brasil participam do evento, número recorde segundo a organização, para uma programação cultural e de debates de conscientização, que reúne intelectuais, ativistas e artistas indígenas.

Entre os eventos, há debates, oficinas, simpósios temáticos e atividades culturais e formativas. O ENEI é realizado desde 2013, quando ocorreu a primeira edição na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O Encontro promove o debate para que os saberes ancestrais sejam propagados e reconhecidos nas dinâmicas e problemas do mundo moderno, e seja enfatizado e cobrado o respeito à população indígena.

Colegiado Indígena

Criado em 2012, a fim de representar os estudantes indígenas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), o Colegiado Indígena congrega e representa atualmente 42 estudantes de diferentes procedências étnicas e territoriais da Amazônia. O Colegiado exerce um papel vital para a proposição, o avanço e a consolidação de políticas acadêmicas específicas na pós-graduação em Antropologia da Ufam, tendo influenciado e sido referência para muitos outros programas de pós-graduação no Brasil.